Apuesta360 Bônus: Um Guia Completo para Promoções e Benefícios
Com helicóptero e bomba, PM desocupa prédio do Torre Palace, assista ao vídeo
A Polícia Militar do Distrito Federal conseguiu, ontem (5), retirar todos os invasores do prédio abandonado do antigo hotel Torre Palace, no Setor Hoteleiro Norte, área nobre na região central de Brasília, e concluir a reintegração de posse que teve início na quarta-feira (1º). (Assista ao vídeo na página do Portal Sorriso MT no Facebook AQUI).
A ação, que começou por volta das 6h30 e levou 40 minutos, envolveu dois helicópteros e teve disparos de bala de borracha. Bombas de efeito moral também foram jogadas para intimidar o grupo, formado por 12 adultos, entre eles quatro mulheres, e quatro crianças.
Os invasores, ligados a movimentos sociais, revidaram com pedras, tijolos e telhas. Eles chegaram a usar um fogão e um botijão de gás, incendiando o alto do prédio.
Enquanto isso, policiais subiam pelas escadas retirando as barricadas montadas pelos ocupantes, obrigando-os a subir até o topo do prédio, onde acabaram detidos. Policiais usaram balas de borracha e uma pessoa chegou a ser ferida no rosto.
Cerca de 200 homens do Batalhão de Choque (BPChoque) e do batalhão de Operações Especiais (Bope) participaram da operação, que teve também o auxílio do Corpo de Bombeiros.
Segundo a PM, os ocupantes se renderam às 7h07. As quatro crianças foram as primeiras a serem retiradas. Elas foram atendidas na ambulância do Corpo de Bombeiros que estava no local. Apesar de assustadas, o estado de saúde delas era bom.
Os adultos foram levados ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil para serem autuados por crimes como tentativa de homicídio, resistência e dano ao patrimônio.
O trânsito pela N1 do Eixo Monumental estava fechado na altura do prédio, por volta das13h45. O mesmo acontecia com o acesso à via pela W3.
Ocupação
O prédio havia sido ocupado em outubro do ano passado. A reintegração de posse teve início na quarta-feira e o grupo resistia mesmo com a determinação do governo de cortar a água, a energia elétrica e a entrega de alimentos. Por causa da operação de desocupação, os arredores do prédio ficaram isolados todos esses dias e o trânsito precisou ser desviado.
Na manhã de sábado (4), a PM levou parentes de invasores para tentar convencer o grupo a deixar o prédio abandonado. O pai de uma jovem de 21 anos, que estava no local com a filha de 3 meses, conversou com a filha, mas não conseguiu convencê-la a sair. A irmã de outra pessoa que está no edifício também foi levada pelos policiais para ajudar nas negociações, mas também não houve sucesso.
Texto: G1