Agricultores de Sorriso recebem bonificação por produzir soja de forma sustentável

Nove produtores rurais de Sorriso mostraram que são comprometidos com o plantio sustentável da soja no mundo e serão premiados com a venda de créditos negociados na plataforma RTRS, sigla em inglês para a Round Table on Sustainable Soy.

Só no ano passado o valor dos prêmios pago aos produtores rurais, de vários países, ultrapassou US$ 6 milhões de dólares. Ao todo foram comercializadas 2,1 milhões de toneladas de soja com selo RTRS, 70% mais que em 2014. O Brasil representou metade desse mercado: 1,2 milhão de toneladas, de uma produção total que alcançou 96,2 milhões de toneladas na safra 2014/15.

Pelo sistema, cada tonelada certificada dá direito a um crédito que pode ser negociado na plataforma da RTRS. Os créditos dos produtores de Sorriso foram negociados em média a US$ 2,75.

Em Sorriso o processo de certificação das propriedades começou em novembro de 2013 através do projeto Gente que Produz e Preserva do Clube Amigos da Terra (CAT), com apoio da WWF Brasil, Solidariedad, IDH e Bel.

A cerimônia de pagamento dos bônus provenientes da venda dos créditos aos produtores de Sorriso está marcada para o dia 23 de março, no auditório da OAB às 19:30 horas.

As fazendas certificadas são: Jaborandi, São Felipe, Dakar, São Marcos, Santana, Videirense, Cella, Berrante de Ouro e Santa Maria da Amazônia (juntas totalizam 21.342 hectares).

Texto: Redação Portal Sorriso MT com assessoria