Janaína Riva sugere criação de CPI dos Hospitais Regionais de Mato Grosso

A Deputada Janaína Riva (PMDB) esteve em Sorriso na tarde deste sábado (18) onde se reuniu com os médicos e a direção da unidade que a meses vem passando por sérias dificuldades financeiras por conta da falta de repasses que deveriam ser feitos pelo Governo do Estado.

Janaína, que antes esteve no Hospital Regional de Sinop, visitou as dependências do HRS e fez questionamentos aos funcionários sobre as condições de trabalho. Situações que serão relatadas por ela durante sua fala na tribuna da Assembleia Legislativa de MT. “Eu quero ter embasamento para o meu discurso da tribuna conferindo de perto a situação do Hospital de Sorriso pessoalmente”, disse.

Questionada sobre a postura dela e dos colegas diante do quadro da saúde do Estado, Janaína disse que assembleia estuda uma forma de reforçar o orçamento da saúde de MT, mas ainda, segundo ela, existem divergências dentro da casa acerca de onde tirar o recurso. “Um exemplo dado por alguns colegas seria retirar o recurso do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) que vai para os municípios, eu sou extremamente contra! Estão querendo fazer festa com chapéu alheio. Se for para tirar do Fethab que tire do agronegócio, do Fethab Comodities, por exemplo, que são milhões de reais que seriam investidos só em infraestrutura e logística por parte do Governo do Estado. Esse recurso não vai para os municípios. Na minha opinião, seria a solução para poder amenizar a questão da saúde que hoje precisa de, no mínimo, R$150 milhões pra dar uma respirada, mas, ainda assim não resolveria o problema” explicou.

A Deputada ainda deu entender que poderia requerer a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a saúde do Estado. “Tudo que gera dúvida merece ser investigado, por que não uma CPI dos Hospitais Regionais? Agora, também não sei se o Governo aceitaria porque o reflexo hoje da falta de saúde no Estado é, na verdade, uma falta de competência do atual Governo. Então, acho que não conseguiríamos assinaturas suficientes, mas é uma hipótese que a gente não descarta”.  

A reportagem completa você acompanha no Cidade Alerta de segunda-feira (20).

Mais imagens

 

Texto: Larissa Gribler da Redação