Mulher de 38 anos realiza sonho de ser mãe de quadrigêmeos, mas não resiste e morre na capital

Os quadrigêmeos Isaac, Samuel, Ester e Benjamim, nascidos no sábado com apenas 31 semanas de vida, estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá. A mãe dos pequenos, a auxiliar administrativa Rosangela Garcia Mota, de 38 anos, morreu na madrugada de domingo, 8, cerca de doze horas após o nascimento dos bebês.



Rosângela sofreu um quadro de eclâmpsia pouco após o parto e, apesar dos esforços médicos, resistiu somente por doze horas. A mulher, que sonhou por mais de dez anos para ser mãe e se submeteu a uma fertilização artificial, chegou a ser encaminhada para UTI, onde passou por diálise.



 “Ela sonhava muito. Queira ser mãe, Queria demais essas crianças. Ela chegou a ver as bebês, a tocar nelas, mas depois começou a passar mal e teve de ir pra UTI e não resistiu”, conta Ana Paula Farias,  prima de Rosângela.



“O abalo emocional em toda família é grande. Imagina uma tragédia dessas”, lamenta. Ana Paula havia sido escolhida para ser madrinha de um dos meninos. Ela ainda conta que Rosângela teve de adotar alguns cuidados especiais e mudou sua rotina de vida. “Ela tinha deixado de trabalhar, por exemplo”.



Uma especialista em pediatria neonatal ouvida pela reportagem do Olhar Direto explicou que o quadro de eclampsia pós-parto envolve fatores genéticos e, não necessariamente, está relacionado à idade da mãe.



Ela ponderou ainda quanto a alimentação dos pequeninos é de que o  leite materno é sempre preferencial, porém, é necessário avaliar a alimentação posterior à saída do hospital. “Como essa alimentação será feita? É muito raro que uma mãe, naturalmente, conseguisse produzir suficiente para alimentar quatro bebês. Neste caso, como aconteceu essa fatalidade, devem avaliar quanto ao  aleitamento artificial, e ele será especial e específico para prematuros”, explica.



A médica avalia: “não é possível saber em quanto tempo os bebês irão deixar o hospital, porque tudo varia de acordo com as condições que eles apresentarem, como peso, se estão mamando bem”, por exemplo.



Doações de Leite Materno 



A  médica cita que doações de leite materno podem ser feitas ao Hospital Santa Helena e também no Hospital Universitário Júlio Muller, ambos em Cuiabá.  “O leite é pasteurizado e disponibilizado para várias crianças”.

Texto: Olhar Direto