Novo espaço oferecerá mais conforto aos menores

Sorriso agora conta com um novo local para abrigar os menores que passam por situações de risco e vulnerabilidade social. Foi inaugurado ontem (2), o novo espaço da Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes “Nosso Lar”. O prédio público de 731 m² de área de construída, foi totalmente reestruturado, com reforma das paredes, troca de portas, forro e pintura. Para as melhorias foram investidos mais de R$ 50 mil, recurso oriundo da Prefeitura, e a mão de obra foi toda da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

A secretária de Assistência Social, Cátia Randon Rossato, destacou a importância da parceria público e privado para a realização deste sonho. “A Prefeitura entrou com a mão de obra e recursos próprios, e muita coisa ganhamos de pessoas e empresas parceiras. A população nos procurou para contribuir com móveis, eletrodomésticos, parque infantil, enfim, muito do que está aqui foi fruto de doação das empresas e moradores de Sorriso”, destacou a secretária.

O prefeito Dilceu Rossato lembrou o início da Casa Abrigo. “Em 2006, atendendo a uma demanda do Juizado da Vara da Infância e Juventude, tivemos que acolher duas crianças vindas de Nova Ubiratã. Na ocasião, as colocamos em um quarto improvisado no Conselho Tutelar. Em 2007 vimos a necessidade de alugar uma casa para abrigar essas e outras sete crianças acolhidas por medida de proteção. Em 2008 começamos a acolher também adolescentes e chegamos a abrigar 20 menores. Hoje estamos felizes em poder proporcionar um espaço feito especialmente para eles, um lar que poderá recebê-los com carinho e aconchego”.

As novas instalações abrigam dois prédios, um com dormitórios para meninas e bebês, e outro onde ficam os dormitórios dos meninos, ambos com toda a infraestrutura necessária para melhor acomodar os menores. O espaço conta com cinco dormitórios, quatro banheiros, cozinha, lactário, salas de TV nas duas edificações, refeitório, sala de trabalho, sala de estudos, sala de recreação, brinquedoteca, sala de informática, além do espaço administrativo.

A unidade abriga, no momento, 24 crianças e adolescentes na faixa etária entre 0 a 18 anos incompletos. Os menores acolhidos passam por situações de risco e vulnerabilidade social e são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por psicóloga, assistente social, nutricionista, doze cuidadoras, coordenação, setor administrativo, zeladoras e responsáveis pela alimentação. No total, 25 profissionais atuam no cuidado com os menores.

Texto: Decom