PM prende quadrilha que planejava roubo a banco e encontra acampamento de bandidos

A Polícia Militar prendeu uma quadrilha que planejava furtar a agência do Banco do Brasil na cidade de Diamantino. Entre os presos, está um segurança do banco, que estava com mandado de prisão em aberto pela Comarca da Sonora (MS).

No dia anterior, uma Hillux S4W foi localizada em uma área de mata localizada a cerca de 10 km da Fazenda Cruzeiro, zona rural de Araguaiana (654 km de Cuiabá), na Rodovia MT 100. A polícia suspeita que o local seja usado por assaltantes de banco da modalidade Novo Cangaço.

A primeira ação foi denunciada pelo 190, no momento em que policiais registravam o boletim de ocorrências envolvendo Edilson Garcia de Oliveira, 18 anos, preso com sete porções de maconha, sendo três grandes e quatro médias.

A testemunha teria ouvido Edilson conversando com a cabeça da quadrilha, conhecido como Hulk, e que este estaria em um Fiat Strada cinza. De fato, durante o registro da ocorrência por conta da droga, policiais verificaram que o Edislon recebeu diversas ligações do tal Hulk e iniciaram as rondas pela cidade localizando uma Pickup Estrada com quatro suspeitos, em um bar na saída de Diamantino. Hulk tem passagem por furto à agência bancária e envolvimento recente a roubo de armas de policiais civis no Norte de Mato Grosso e continua foragido da justiça.

Segundo a assessoria da PM, na abordagem aos suspeitos, um quinto indivíduo de nome Daniel Ferreira de Oliveira, 26 anos, se identificou como segurança do Banco do Brasil e estaria conversando com o suspeito Rafael Rodrigues da Silva, 21.  Daniel escondia duas porções de pasta base e um celular dentro do seu coturno e informou que seria primo de Rafael, o qual estaria ficando em sua casa. Daniel ainda estaria com o nome da mãe alterado em seu documento.

Todos foram algemados e encaminhados para a Delegacia de Polícia de Diamantino. Rafael Rodrigues da Silva possui um mandado de prisão da Comarca de Sonora, Mato Grosso do Sul, por furto a banco. Nesse mesmo mandado de prisão consta o nome Hulk, também conhecido pela prática de furto a banco e que há dias roubou algumas armas dos policiais civis da Região Norte de Mato Grosso. Israel de Lima Brito também possui passagem criminal por roubo, crimes contra a ordem pública, quadrilha ou bando.

Todo o material foi apreendido, inclusive os vários celulares que estavam em poder dos suspeitos. Um dos aparelhos pode ter informações das ações criminosas, pois todos os presos alegaram não ser o dono.

Novo Cangaço

Uma Hilux SW4 preta, clonada, sendo a original do estado de Pernambuco, foi localizada por policiais de Araguaiana, próxima a fazenda Cruzeiro, zona rural de Araguaiana (654 km de Cuiabá), na Rodovia MT 100. O veículo estava coberto por lona e escondido há algum tempo no local.

Nenhum objeto foi encontrado dentro da Hilux, apenas o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em nome de N.S.S., com telefone prefixo 81. Ao checar os dados os policiais descobriram que o veículo foi clonado com placas de Caruaru (PE), sendo localizado o proprietário do veículo original, um policial civil, morador do Recife (PE).

De acordo com o setor de inteligência da PM, há indícios de que um acampamento funcionava no local, provavelmente utilizado por quem escondeu o veículo e que daria suporte em fuga no roubo a banco na modalidade Novo Cangaço.

O veículo foi removido com ajuda de um guincho e entregue na Delegacia de Polícia Judiciária Civil, juntamente com o CRLV encontrado.

Texto: Fabiana Mendes/ Olhar Direto