Record demite responsável por 'apagão' em debate de Dilma e Aécio

A Record demitiu na quarta-feira (22) o diretor de fotografia Joyme Nakayama, responsável pela iluminação do cenário do debate entre presidenciáveis do último domingo (19). Também foi dispensado pela emissora um assistente do profissional, que era chefe de iluminação e, há dois anos, foi promovido a diretor de fotografia. Nakayama cuidava da luz de todos os programas da Record em São Paulo.

Durante o debate entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, a iluminação oscilou e chegou a ser chamada de “apagão” nas redes sociais. Numa fala de Dilma, no primeiro bloco, uma movie light (um tipo de spot) começou a piscar. Depois, a luz sobre a candidata começou a escurecer e sua roupa mudou de cor. Em outros momentos, se percebia quantidades de luz diferentes no rosto e nos braços dos candidatos.

A fotografia chamou mais a atenção do que o próprio debate e foi criticada por telespectadores e jornalistas especializados. “Cada vez que a Dilma dá uma resposta errada, a luz diminui”, brincou um usuário do Twitter. “Esse problema da luz durante o debate é que explica porque a Globo segue distante como primeiro lugar neste país”, alfinetou outro.

O fotógrafo Nakayama era profissional já bastante experiente. Ele iluminou os debates da Record de 2010, 2012 e deste ano.

 

Texto: Notícias da TV