Audiência na ALMT deve discutir fechamento de 16 delegacias por falta de efetivo
Uma audiência pública deve ser realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para discutir o fechamento de 16 delegacias, anunciado pelo governo por falta de efetivo. A discussão acontece na próxima sexta-feira (15), às 9h, no Auditório Milton Figueiredo.
Na semana passada, o governo anunciou o fechamento das unidades.
Segundo o estado, as unidades que terão as atividades suspensas apresentam baixo índice de produtividade e registro de ocorrências policiais. A medida já havia sido cogitada pelo governador Mauro Mendes (DEM) para a redução de gastos.
Serão desativadas as delegacias dos seguintes municípios:
- Luciara
- Novo Santo Antônio
- Alto Paraguai
- Nova Marilândia
- Santo Afonso
- Nova Lacerda
- Bom Jesus do Araguaia
- Ponte Branca
- São José do Povo
- Tesouro
- Carlinda
- Castanheira
- União do Sul
- Acorizal
- Jangada
- Nossa Senhora do Livramento
Os 46 policiais que atuam nessas delegacias serão remanejados para reforçar unidades de cidades mais próximas, que passarão a atender a eventuais demandas das delegacias fechadas.
Conforme o estado, a suspensão das atividades das delegacias foi aprovada pelo Conselho Superior de Polícia e tem o respaldo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e do Governo do Estado.
Foi feito um estudo técnico que considerou a necessidade de suspensão das atividades dessas delegacias em razão de não apresentarem atendimento eficiente à sociedade, serem mantidas com média de dois a três policiais e gerarem custo financeiro anual de mais de R$ 840 mil – com aluguéis de prédios, energia elétrica e viaturas locadas.
Texto: G1 MT