Avião cai em fazenda de Sorriso; jornalistas são agredidos durante cobertura

Durante a cobertura da queda de um avião agrícola em Sorriso, na tarde de ontem, profissionais da imprensa foram abordados de forma violenta por funcionários de uma fazenda da família Bedin, onde aconteceu o acidente. Dois foram agredidos, ameaçados e tiveram os equipamentos subtraídos de forma indevida.

Com o único objetivo de executar o trabalho na busca por informações jornalísticas, um cinegrafista da Record de Sorriso relatou que sofreu ameaça e sua filmadora foi danificada por alguns homens que estavam na fazenda.

Apesar de não cobrirem o fato nas dependências da fazenda, dois profissionais foram agredidos durante o exercício da profissão.

Os veículos da imprensa estavam estacionados fora da fazenda, na BR-163, na altura do quilômetro 760. Ainda assim, funcionários da propriedade, cerca de 10 pessoas, se aproximaram dos jornalistas em caminhonetes e, de forma violenta, recusaram dialogar com a imprensa que estava disposta a sair do local, já que o proprietário impediu a gravação de imagens.

Conforme o cinegrafista da TV Sorriso, mesmo após ele informar que estava aberto ao diálogo, um funcionário torceu o seu braço e pegou sua filmadora. A parte frontal da câmera foi totalmente danificada. O equipamento ainda foi arremessado na traseira de uma caminhonete e não foi devolvido à emissora.

Além disso, funcionários da fazenda ameaçaram jogar a câmera no chão ao alegarem que “a ordem é quebrar”.

A situação só foi contornada após a chegada do dono da propriedade.

Para os profissionais da imprensa, o episódio constitui um evidente cerceamento à liberdade de imprensa, já que todos os jornalistas estavam a serviço, cobrindo um acidente de indiscutível interesse público e que não poderiam ser impedidos de exercer sua função profissional e social.

Um boletim de ocorrência foi registrado para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Leia também: Sorriso: avião agrícola cai em fazenda e mata duas pessoas

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record).

Mais imagens

 

Texto: Redação Portal Sorriso MT