Júnior Pé no Chão e mais três são levados à delegacia por invasão de área ambiental

O ex-candidato à Prefeitura de Sorriso Júnior César Leite da Silva, mais conhecido como Júnior Pé no Chão, e mais três pessoas foram conduzidos pela Polícia Militar à delegacia suspeitos de invasão de área pública. Equipes da Prefeitura Municipal estiveram, nesta manhã (14), no local, que é de preservação ambiental permanente, situado na avenida Claudino Frâncio, no cruzamento com a rua Desbravadores.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, quatro pessoas já tinham cercado o espaço. Segundo o relato do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), os invasores também teriam derrubado algumas árvores e realizado o corte da vegetação rasteira.

Ao confirmar a invasão, Moura acionou a Polícia Militar que se dirigiu até o local e conduziu os quatro acusados à delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. A cerca já foi retirada do espaço.

Moura lembra que esse é um crime ambiental – já que além de ser área pública, o espaço também é área de preservação ambiental permanente; previsto na Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e passível de prisão. O Município já registrou boletim de ocorrência do fato.

“Reiteramos mais uma vez que essa não é uma prática que será tolerada pelo Município. Ao perceber qualquer invasão a população pode nos acionar pelo número 153 ou ligar diretamente para a Polícia Militar no 190”, destacou o secretário.

De acordo com o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, foram apresentadas versões conflitantes sobre a invasão. “Não é viável que alguém tome posse de forma irregular. O NIF acompanhou porque também autuou pela derrubada de árvores em área verde e demais infracções administrativas”.

Moradores notificados

O procurador jurídico do município, Daniel Melo, frisou que em área verde não pode ser feita intervenção de construção.

Além disso, após a invasão, foram constatadas outras irregularidades. “Tinham outras situações que não tínhamos conhecimento devido a mata encobrir. Tem uma questão de um terreno vizinho que fizeram um muro adentrando a divisa da área verde. O NIF já fez a qualificação dos moradores e será feito levantamento através de satélite e a notificação para que façam a demolição dessas construções ao fundo da área verde”.

Outro lado

Questionado, Júnior Pé no Chão negou a invasão e disse que estava buscando negociar a área, sem ter conhecimento de que o local pertencia à Prefeitura. “Não procede essa denúncia de invasão. Sempre briguei pelo meio ambiente. É um terreno de um hectare, e o pessoal derrubou tudo no fundo. É uma área que estamos negociando através de engenheiro que está fazendo os laudos. Só limpamos e fechamos a frente, e íamos fechar o fundo, que foi derrubado e plantado. Vamos respeitar a notificação e recorrer aos meios legais”.

Ainda segundo Júnior Pé no Chão, será apresentada uma suposta matrícula da área. “Já fomos notificados de que não é para mexer em nada lá. Então, vamos respeitar. Temos duas liminares para serem cumpridas no Morada do Bosque e até agora não foi. Sempre respeitei a Justiça e falei do meio ambiente. Não estou invadindo nada de ninguém. A gente ia colocar placas para não jogar lixo. Eu jamais sabia que era da Prefeitura”, finalizou.

Confira AQUI a reportagem completa no Balanço Geral, programa da TV Sorriso.