Abertas inscrições para cursos gratuitos de capacitação; 700 vagas

Estão abertas as inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos de capacitação em diversas áreas em Sorriso que integram o Programa “Formar para Socializar”. Ao todo são ofertadas cerca de 700 vagas. Os interessados já podem se dirigir à Secretaria de Assistência Social e aos Centro de Referência de Assistência Social (CRAs) da cidade.

A iniciativa, que contempla um investimento de R$ 297 mil, é ofertada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso, o Ministério Público, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Segundo a secretária de Assistência Social, Jucélia Gonçalves Ferro, os cursos têm como público-alvo pessoas de baixa renda e de diversas idades, como adolescentes de 14 anos e adultos. “As pessoas não assistidas pela Secretaria de Assistência, mas que são de baixa renda, poderão, sim, fazerem os cursos”, informou.

O gerente do Senai, Sandro Leão, destacou que os cursos visam a qualificação em áreas de alimentos, construção civil, costura e na aquisição de capacidades para trabalhos em informática, como cursos de operador de computador, assistente de RH e assistente Administrativo. Segundo ele, a duração média dos cursos é de 2 a 3 meses. “Há alguns já previstos para iniciarem a partir da próxima semana, dia 18”.

O gerente do Senac, Douglas Dias, explicou que a instituição oferecerá cursos voltados para a área do comércio. “Vão desde a área da beleza, supermercado e que atenda o comércio em geral. São todos cursos de capacitação e a pessoa será profissionalizada em um menor tempo”.

Ainda segundo Dias, há opções de cursos que serão ofertados nos períodos da manhã, tarde e noite. No fim de março estão previstos dois cursos, com três turmas, nas áreas de recepção e estoque.

Para o Prefeito de Sorriso, Ari Lafin, Sorriso passa por um momento de industrialização e comércio crescente com anúncios de grandes empresas e, por isso, o Governo Municipal também investe em capacitação de mão obra.

Conforme o chefe do Executivo, serão 350 cursos ofertados pelo Senai (Indústria), 350 pelo Senac (voltado ao Comércio), e ainda há capacitação proporcionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que visa a profissionalização para mão de obra no campo.

“Venha, busque fazer com que você possa ganhar mais. Nós estamos aqui para buscar dar essa oportunidade não só para indústria, comércio, mas também oferecer mão de obra qualificada”, convidou Lafin.

Mais imagens

 

Texto: Redação Portal Sorriso