Assistência Social faz ação de abordagem à população em situação de rua

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social, faz uma ação integrada de abordagem à população em situação de rua, e contará com a parceria da Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além das secretarias municipais de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil; de Saúde e Saneamento e de Governo.

A ação foi definida em reunião com o prefeito Ari Lafin, o delegado titular da Delegacia Civil de Sorriso, André Ribeiro, o comandante da Policia Militar, Major Jorge Almeida, o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Laércio Bianchin, o psicólogo do Creas, Márcio Coletti, e os secretários municipais, Jucelia Ferro, Marlon Zanella, Felipe Dias Mesquita e Luís Fábio Marchioro.

“Faremos abordagens sequenciais visando abordar os moradores em situação de risco. A equipe da Secretaria de Saúde fará o atendimento médico e, se necessário, faremos o encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Por meio do Creas, faremos a busca das famílias e tentaremos a reinserção deles”, explica a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Jucélia ressalta que esse trabalho com os moradores em situação de rua vem sendo feito desde o começo da gestão. “No Creas eles são atendidos por uma equipe técnica especializada que direciona cada caso, possibilitando uma melhora no quadro social. Os moradores de rua contam com as ações já desenvolvidas pela equipe do CREAS, como a busca por parentes e também a aceleração dos processos de emissão de documentos. Hoje damos ainda a oportunidade de trabalho para eles. E queremos começar uma campanha “Não dêem esmolas”, vamos ajudá-los a sair das ruas, e dar mais dignidade”, frisa a secretária.

Durante a reunião, o prefeito Ari Lafin destacou que a preocupação com a reinserção de pessoas em situação de rua às famílias é uma constante. “Estamos preocupados e, juntamente com a sociedade, buscamos soluções efetivas para esses casos. Muitos perderam ou nunca emitiram um documentos, outros não tem mais vínculos com parentes. Então a equipe faz esse processo de buscar reativar esses vínculos. É um trabalho maravilhoso de busca pelos laços familiares e de humanização do processo. Queremos cuidar do ser humano”, pontua Lafin.

Segundo dados do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Sorriso atende anualmente cerca de 1,3 mil pessoas em situação de rua, apenas cerca de 5% desse total é do município.

Confira AQUI a reportagem exibida no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom