Associação pede doações para construir estátua de tenente no Bope

O presidente da Associação Brasileira de Operações Especiais (ABOpEsp), major da PM Marcos Paccola, lançou, nesta semana, uma campanha de doações para construir uma estátua em homenagem ao tenente do Bope em Mato Grosso, Carlos Scheifer.

Scheifer foi morto durante um confronto com assaltantes de bancos, em Peixoto de Azevedo, no dia 13 de maio.

“No dia velório, em contato com a família e todos os colegas, ficamos sabendo da preocupação que ele tinha em deixar um legado de serviço no Bope. Desse modo, decidimos fazer essa homenagem para que o legado dele seja eterno. Porque daqui a 30 ou 40 anos, ninguém vai saber quem foram os antigos comandantes da corporação, mas vão saber quem foi ele”, afirmou.

Conforme o presidente, a estátua em tamanho real será erguida na sede do Batalhão do Bope, na Avenida do CPA, em Cuiabá.

“Vamos fazer um memorial com o semblante dele para homenageá-lo, mas também vai constar o nome de todos os policiais que tombaram em serviço, em defesa da sociedade”, disse.

“Na realidade, poderíamos fazer contato com grandes empresas para conseguir esse recurso. Mas, nosso intuito é mostrar o quanto ele era admirado pela sociedade que ficou comovida com sua morte e vai doar em grande quantidade”, relatou.

De acordo com o major, as doações deverão ser realizadas até o dia 14 de julho.

“Com os valores arrecadados até este dia, vamos decidir se a estátua será de cimento, resina ou bronze. Se tiver saldo, vamos repassar uma parte para o grêmio do Bope”, afirmou.

O presidente disse, ainda, que a corporação continua abalada com a morte precoce do tenente.

“Estamos, até agora, tentando descrever, mas será impossível. Não tem como explicar uma partida tão prematura. Foi o primeiro policial nosso que perdemos nesse tipo de operação em área rural e é realmente indescritível. Está difícil cair a ficha, difícil acreditar”, disse.

“Porque, querendo ou não, a gente passa mais tempo junto do que com a nossa própria família. Tanto é que no dia do fato, até os da reserva do Bope pediram para servir na operação para apoiar na busca dos criminosos”, completou.

A doação para construção da estátua pode ser feita em qualquer valor na sede do Bope ou através de depósito e transferência para a conta de Marcos Paccola: Agência: 2363-9, Conta Corrente: 51937-5, CPF: 975.018.831-49, Banco do Brasil.

Morte de tenente

Scheifer comandava uma equipe do Bope que foi encaminhada para a região de Peixoto de Azevedo, junto com outras equipes policiais para prender a quadrilha.

Na sexta-feira (12), os policiais impediram que os bandidos efetuassem o roubo ao banco, mas os criminosos conseguiram fugir.

No sábado (13), pela manhã, os policiais receberam informações da localização da quadrilha. Houve confronto e um deles morreu e outros três foram presos.

O trio preso informou onde os outros quatro membros da quadrilha estavam e na busca, houve um novo confronto, em que o tenente foi atingido com um tiro de fuzil AK-47.

Scheifer foi imediatamente socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu antes de chegar na unidade médica.

No domingo (14), a Polícia Militar montou uma operação para prender os assaltantes.

Na segunda-feira (15), um dos quatro bandidos foi morto em novo confronto com os policiais na mata.

Na quarta (17), outro assaltante também foi morto em confronto com a Polícia Militar do Estado de Goiás, na cidade de Campinorte. Outros dois continuam foragidos.

Texto: MidiaNews