Balanço parcial aponta morte de 37 pessoas em 107 acidentes na BR-163

Entre os dias 1º de janeiro e 30 de novembro de 2018, a Concessionária Rota do Oeste, responsável pela BR-163, registrou 107 acidentes e 37 mortes.

Segundo os dados parciais da concessionária, em 2018, em 69% das ocorrências foram identificadas o envolvimento de automóveis, em 48% dos casos os veículos de carga tiveram algum tipo de participação e as motocicletas, 38%.

Conforme a diretoria da concessionária, em 46% das colisões frontais entre dois veículos de carga, o resultado foi a morte de um dos motoristas.

A recomendação é para que os motoristas que vão viajar neste fim de ano evitem velocidades excessivas e manobras arriscadas.

O respeito à sinalização e às regras de trânsito são indispensáveis para garantir uma viagem segura.

Também é importante a utilização das cadeirinhas e assentos específicos para o transporte de crianças, a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança para os motoristas e todos os passageiros (incluindo os que estão no banco de trás), a necessidade de ligar os faróis durante o dia e a redução da velocidade em pista molhada.

As multas por ultrapassagens irregulares são consideradas gravíssimas, com o valor da multa multiplicado por cinco vezes.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina ainda a aplicação em dobro à multa prevista em caso de reincidência no período de até 12 meses da infração anterior.

Texto: G1