Caminhão invade pista contrária, bate contra veículo e mata historiadora

A professora e historiadora Zélia dos Santos Diniz, 79 anos, morreu nesta quarta (13) vítima de um acidente no km 9 da BR-070, próximo ao Parque de Exposições Eliziário José de Farias, no perímetro urbano de Barra do Garças. O veículo em que a educadora estava, um Chevrolet Celta, colidiu de frente com uma carreta.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a professora se deslocava sentido centro de Barra do Garças quando a carreta teria invadido a pista contrária e batido frontalmente com o seu veículo.

Zélia retornava do aeroporto local onde tinha ido levar um sobrinho. O motorista da carreta, Rossean Tavares Chaveiro passou pelo teste do bafômetro e depois foi conduzido pela PRF à 1ª delegacia da Polícia Civil.

Ele, a princípio, negou que tenha invadido a pista por onde trafegava a professora. O impacto frontal arrastou o Celta por cerca de 200 metros. Zélia morreu presa às ferragens.

Historiadora

Moradora de Aragarças, na divisa de Mato Grosso e Goiás, Zélia era bastante conhecida na região. Foi cofundadora e presidente da Academia de Letras e Cultura do Centro-Oeste, com sede em Barra do Garças e autora de 10 obras literárias que retratam a história da região, entre elas, uma que retrata a construção das pontes sobre os rios Garças e Araguaia.

Ela possuía também um museu em sua casa, em Aragarças, e participava de projetos em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus do Araguaia, onde era colaboradora do Núcleo de Produção Digital, além de conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Barra do Garças.

Mais imagens

 

Texto: