Candidato a prefeito de Foz do Iguaçu é preso por associação criminosa

O candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Túlio Bandeira (PROS) foi preso temporariamente nesta quarta-feira (14). A suspeita é de associação criminosa, e o mandado foi expedido pela Justiça Estadual de Mato Grosso, de acordo com a Polícia Civil. Bandeira foi levado para a 6ª Subdivisão Policial.

A prisão é válida por cinco dias, podendo ser prorrogada ou transformada em preventiva. A assessoria de imprensa do candidato afirmou que deve divulgar uma nota oficial ainda nesta quarta-feira.

O delegado Waner dos Santos Neves, de Brasnorte (MT) – cidade onde foi expedido o mandado de prisão, informou que o candidato foi preso por associação criminosa com invasão de terras e extorsão. Ainda conforme o delegado, Túlio Bandeira estava retirando moradores assentados das propriedades.

Segundo a polícia, a prisão do candidato faz parte da segunda fase da Operação Deméter, que investiga ameaças a moradores e produtores rurais. A ação foi deflagrada, de acordo com a polícia, para desarticular um grupo criminoso considerado de alta periculosidade que agia em conflitos de terras. Outras duas pessoas também foram presas.

Esta é a primeira vez que Tulio Bandeira se candidata à Prefeitura de Foz do Iguaçu. Em 2002, foi candidato a deputado estadual. Em 2014, era um dos postulantes ao cargo de governador do Paraná. Bandeira tem 43 anos e é advogado, formado pela Faculdade de Direito de Curitiba.
 

Texto: G1