Privatização em Portugal: Novas Oportunidades para Investidores
Cinco hospitais têm 100% de UTIs ocupadas por pacientes com coronavírus
Dos 14 hospitais do Estado que estão recebendo pacientes Covid-19, cinco estão com lotação máxima nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs).
Dentre eles, dois têm leitos geridos pelo Estado: Hospital São Luiz, em Cáceres, e o Regional de Sorriso; e outros três são pactuados com gestões municipais: Pronto-Socorro de Várzea Grande, Santa Casa de Rondonópolis e o Hospital Universitário Júlio Muller, na Capital.
As informações constam em boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde ontem (14). Conforme o documento, os leitos de gestão estadual totalizam 120, sendo que 95 estão ocupados no momento, o equivalente a 79,2% de lotação.
Além do Hospital São Luiz e o Regional de Sorriso, que estão com 100% de vagas de UTIs ocupadas, outras três unidades também têm índices elevados.
No Hospital Regional de Rondonópolis, a ocupação está em 92%, com apenas um leito ainda disponível; no Regional de Sinop a ocupação chega a 90%, com dois leitos vagos; e no Metropolitano a taxa de ocupação é de 87,5%, com cinco UTIs vagas.
Na Santa Casa de Misericórdia ainda há 16 leitos de UTIs disponíveis (60% de ocupação) e no Hospital Regional de Alta Floresta o único leito pactuado não está sendo utilizado (0% de taxa de ocupação).
UTIs gestão municipal
Considerando as UTIs de gestão dos municípios, são 113 leitos pactuados, dos quais 79 estão com pacientes. A taxa de ocupação no geral é de 69,9%.
A situação é a mesma no Julio Muller e na Santa Casa de Rondonópolis, onde cada um tem 10 leitos e todos estão ocupados. No Pronto-Socorro de Várzea Grande, são apenas dois leitos de UTIs, ambos com pacientes internados.
No Pronto-Socorro de Cuiabá a ocupação chega a 72,5%. São 40 leitos pactuados no total e 11 ainda estão disponíveis.
No hospital de Barra do Garças são cinco leitos pactuados, dos quais 4 estão ocupados (80% de ocupação). O São Benedito, em Cuiabá dispõe de 40 leitos, dos quais 17 estão livres (57,5% de ocupação) e no Hospital Municipal de Juína são seis leitos de UTIs e apenas um tem paciente no momento (16,6% de ocupação).
Veja tabela disponível em boletim:
Texto: Camila Ribeiro/Mídia News