Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Com a prisão decretada, 36 mil são considerados foragidos
Mais de 36 mil pessoas que estão com a prisão decretada são consideradas foragidas em Mato Grosso. Segundo a Polícia Civil, muitos deles são considerados perigosos. Atualmente, Mato Grosso tem 11 mil presos, para uma capacidade de 6 mil detentos.
O número de mandados de prisão em aberto é de 36.805, sendo 6.340 expedidos por outros estados. Nove criminosos estão na lista da polícia como os mais procurados em Mato Grosso.
No mês passado a polícia prendeu 75 procurados pela Justiça na Grande Cuiabá. Foram tiradas de circulação pessoas que cometeram crimes graves e estavam foragidas
“[Prendemos] um latrocida, extremamente perigoso, que matou a sua vítima com sete tiros e depois ateou fogo no corpo. Temos outro latrocida, num assalto a um caminhão, [que] matou a vítima na frente de uma criança de três anos. Temos várias pessoas envolvidas com tráfico de drogas”, disse o delegado Juliano Silva de Carvalho.
Silvio César de Araújo, conhecido como Cabelo de Bruxa, fugiu do Presídio Central do Estado (PCE), em Cuiabá, no ano de 2012, quando uma bomba foi usada para explodir parte do muro. Ele responde por roubo qualificado, formação de quadrilha, cárcere privado e receptação.
“Ele é um assaltante de banco, um dos líderes do Novo Cangaço. Ele cometeu crimes, não só em Mato Grosso mas em estados vizinhos. Ele é uma pessoa extremamente perigosa”, comentou o delegado.
Dentre os 75 procurados pela justiça de Cuiabá e Várzea Grande, que foram recapturados no mês passado, estão autores dos mais variados crimes, que vão desde prisão, pela falta de pagamento de pensão alimentícia, as prisões criminais, sejam elas cautelares ou condenatórias, por crimes de roubo, homicídio, estupro, tráfico de drogas, dentre outros delitos.
Texto: G1-MT