Cuidados antes de viajar evitam transtornos e tragédias

Nesta época de feriadões de final de ano – Natal e Réveillon – e férias escolares, são comuns as viagens de carro a passeio, inclusive de grande distância. Mas, para viajar da melhor maneira possível, é preciso antes fazer a revisão do carro e escolhas confiáveis.

Mecânico há 11 anos, Regies Xavier afirma que é fundamental verificar, antes de pegar estrada, pelo menos 8 itens no carro, o que vai custar mais ou menos R$ 1500.

– Suspensão do veículo
– Freios
– Pneus
– Óleo do motor
– Nível da água
– Calibragem dos pneus
– Alinhar e balancear o veículo
– Lâmpadas

“Essa revisão evitar transtornos na estrada e inclusive maiores prejuízos”, alerta o mecânico.

Na opinião dele, melhor mesmo é levar o carro para revistar a cada 6 meses. “Não esquecer de substituir a correia dentada a cada 50 mil quilômetros”, ressalta.

Já a Polícia Rodoviária Feral (PRF) dá orientações para evitar tragédias nas estradas.

Superintendente Regional da PRF em Mato Grosso, inspetor Aristóteles Cadidé, reforça que antes de viajar o condutor precisa verificar documentos pessoais e do carro, equipamentos obrigatórios, saber quais as condições gerais do veículo, revisar especialmente freios, limpador de pára-brisa, sistema de iluminação, como faróis e lanternas.

Quanto ao horário de viagem, o inspetor cadidé afirma que durante o dia é mais seguro, embora à noite as pistas costumam ficar mais vazias.

“A falta de visibilidade e o cansaço acontecem mais durante a noite. Além disso, mesmo a noite oferecendo alguns benefícios, se houver algum problema, pneu furado ou estrago no veículo, seria mais complicado de resolver. Há ainda outras várias dificuldades, locais para abastecimento nem sempre ficam abertos e etc. Então, na regra geral, é mais seguro viajar de dia”, detalha o inspetor.

Alerta também para o uso contínuo do cinto de segurança e dá destaque contra bebida alcoólica e voltante.

Cadidé também orienta o condutor a não ficar na estrada “direto” por mais de 8h a 10h. “É cansativo, não precisa terminar a viagem de uma vez só, porque é perigoso”, avisa.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Gazeta Digital