DNPM autoriza mineradora a fazer pesquisa em garimpo por 3 anos
O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) emitiu alvará para a mineradora Santa Elina Indústria e Comércio SA realizar pesquisa na área da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (442 km de Cuiabá), pelos próximos três anos.
A autorização foi publicada no Diário Oficial da União, em 3 deste mês. Desde então, a mineradora contratou segurança privada para o local.
Ainda assim, 45 agentes da PRF e da Força Nacional permanecem dando apoio à segurança local por tempo indeterminado, segundo informou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Ailton Antonio da Silva. “Continuamos trabalhando”, respondeu o inspetor ao Rdnews sobre a possibilidade dessas instituições deixaram o garimpo.
De acordo com o delegado titular da Polícia Civil de Pontes e Lacerda, Gilson Silveira, desde que o garimpo foi desocupado pela segunda vez, em janeiro deste ano, aproximadamente 100 pessoas foram presas por tentar invadir o local. A maior parte dos garimpeiros, conforme o delegado, deixou a cidade, contudo, alguns alugaram casas na região central e, quando anoitece, tentam adentrar o garimpo.
“Estamos aplicando uma lei que permite a fiança. Se não foi encontrada nenhuma arma ou ilícito o sujeito paga fiança e responde em liberdade. Agora, se é encontrado algum ilícito, não tem fiança. O valor depende da condição econômica”, explica.
Fora essa situação no garimpo, o clima na cidade está “aparentemente tranquilo’, definiu o delegado. Desde agosto do ano passado a cidade começou a receber garimpeiros de todo o país para cavar a serra em busca de ouro. Várias operações da polícia já foram realizadas no local para impedir a extração ilegal, mas os garimpeiros sempre voltam. Agora, tendência é que situação se estabilize com a concessão do local a uma mineradora.
Texto: RdNews