Dois morrem e um sobrevive após ficar mais de 10 horas soterrado

Francisco Chagas sobreviveu após ficar por cerca de 11 horas soterrado, com todo o corpo encoberto, em um silo de soja, que fica em uma fazenda a cerca de 40km de Nova Ubiratã. Ele foi retirado do local após o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros que se iniciou no fim da tarde de ontem e perdurou até às 3h da madrugada de hoje. Já Francisco Neves da Silva, de 36 anos, e Fernando Carvalho dos Santos, de 32 anos, que tentaram ajudar o amigo no momento do acidente de trabalho, acabaram morrendo. 

De acordo com o sargento BM Moraes, os três trabalhadores ficaram soterrados por cerca de quatro metros no armazém de grãos. Francisco Chagas tentou tirar um objeto que havia caído do telhado do armazém e foi soterrado até o tórax por grãos de soja. Os seus dois amigos de trabalho tentaram salvá-lo e também foram soterrados. “Quando chegamos no local, nenhum deles estava à vista da guarnição”, contou o sargento. 

A guarnição dos bombeiros disse que vários trabalhadores do armazém estavam tentando encontrar os três homens soterrados. “Após avaliação do local da cena, a equipe fez intervenção e verificou a melhor forma de adentrar o local, que era de risco. Foi feito um trabalho minucioso. Tentamos fazer a localização dos corpos e uma das vítimas gritou por socorro. De imediato, falamos que os bombeiros estavam no local. Ao ouvirmos a terceira vítima que estava viva ministramos o oxigênio porque ainda iria demorar algumas horas”. 

Após mais de 8 horas de trabalho, os bombeiros conseguiram retirar Francisco Chagas, que contou, após ser salvo, que conseguiu manter a calma e a boca fechada, respirando somente entre os dentes. “Isso foi o que facilitou para ele conseguir absorver o oxigênio necessário. Além disso, as duas vítimas que estavam sobre ele criaram uma barreira. Essas duas pessoas que morreram deram a vida para salvar a terceira pessoa”. 

Ainda conforme o sargento, nenhum dos três trabalhadores usava cinto de segurança ou algum tipo de amarração. “Foi uma negligência e foi constatado como acidente de trabalho e será apurado pelos órgãos competentes”.