Frio aumenta e cinco capitais têm previsão de mínimas abaixo de 5ºC
A forte massa de ar frio de origem polar que entrou no país causou mais uma madrugada de resfriamento intenso no centro-sul do Brasil nesta quinta-feira (29), de acordo com o site Climatempo. Ao menos, cinco capitais têm mínimas previstas abaixo de 5ºC: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande e São Paulo.
Florianópolis e São Paulo tiveram a madrugada mais fria do ano até agora. Na capital paulista, amanhecer registrou 5,5°C de temperatura às 7 horas na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital. O recorde anterior era de 6,3°C nos dias 30 de junho e 20 de julho. Já em Florianópolis registrou 4,4°C , na medição da estação meteorológica automática. O recorde anterior era de 6,1°C no dia 28 de julho.
Mas o frio ainda não acabou e deve aumentar na madrugada desta sexta-feira (30). Ainda segundo o Climatempo, entre a noite desta quinta e madrugada desta sexta, o centro da forte massa de ar frio que chegou ao país passará sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O centro da massa de ar frio é parte mais intensa do sistema o que deve fazer os termômetros despencarem ainda mais.
Neve no sul do país
O sul do país registrou neve e temperaturas abaixo de zero nesta quarta-feria (28). Ao todo, 27 cidades do Rio Grande do Sul tiveram chuva congelada ou neve. De acordo com meteorologistas, chuva congelada e neve são fenômenos diferentes.
No caso da neve, trata-se de uma precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d’água suspenso na atmosfera, em geral em formato hexagonal. Já a chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e se assemelha a um granizo pequeno, que cai e salta, podendo fazer barulho.