Galindo analisa saída do MP para permanecer na secretaria de Segurança

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Fábio Galindo, ainda não confirmou se irá sair do Ministério Público de Minas Gerais para ficar no Governo de Mato Grosso.

Conforme coluna do site FolhaMax, “Galindo anda consultando muita gente para tomar uma decisão se sai do Ministério Público de Minas Gerais para ficar no Governo de Mato Grosso. Para alguns políticos, que ele consultou, ficou a impressão de que ele vai deixar o MP, que é sem dúvida uma aitude extremamente corajosa”. 

Entenda o caso

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, anular a nomeação do novo ministro da Justiça, Wellington Cesar Lima e Silva, que é procurador de Justiça de carreira.

 

A maioria dos ministros seguiu entendimento do relator da ação, o ministro Gilmar Mendes, e considerou inconstitucional que membros do Ministério Público exerçam cargos no Executivo.

 

A decisão do STF terá impacto em Mato Grosso e outros Estados, que possuem 22 promotores ocupando cargos de secretário, em gestões estaduais ou municipais.

Após a publicação da ata da decisão, os promotores nessa situação terão vinte dias para deixar os cargos nos Executivos – ou abrir mão da carreira no Ministério Público.

 

Em Mato Grosso, três promotores de Justiça fazem parte do staff do governador Pedro Taques (PSDB): Fabio Galindo (Justiça); e as promotoras Ana Luiza Ávila Peterlini, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e Maria Fernanda Corrêa da Costa, adjunta da Sema.

Texto: Portal Sorriso MT com FolhaMAx