Garimpeiro que ameaçou derrubar torre de energia é denunciado por 3 crimes

Um garimpeiro que serrou uma das bases de sustentação de uma torre de transmissão de energia, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, como retaliação à desocupação do garimpo na Serra da Borda, em janeiro deste ano, foi denunciado pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT) por três crimes.

Samir Oscarino de Souza foi denunciado por atentado contra o serviço de energia, garimpagem e crime ambiental. A ação dele foi gravada por dois homens e o vídeo teve repercussão.

Segundo o MPF, ele confessou a autoria do crime à Polícia Civil de Pontes e Lacerda e disse que o fez em protesto contra a proibição e pelo fim das atividades do garimpo ilegal da Serra da Borda. Ele atuou na exploração e comercialização de ouro pertencente à União, sem autorização legal, entre 2015 e 2017, na região da Serra da Borda.

Na denúncia, o MPF afirma que, “além de ofender a honra de particulares, Samir Oscarino de Souza declara, por diversas vezes, que os danos causados à estrutura da torre eram um ato de retaliação ao fechamento do garimpo ilegal de Pontes e Lacerda/MT, bem como às constantes atuações das forças policiais no local objetivando impedir a exploração ilegal da área aurífera, e que se em poucos dias o estado de Mato Grosso não adotasse providências no sentido de autorizar a exploração do garimpo pelo ‘povo’, diversas outras torres seriam derrubadas”.

No vídeo, o homem xinga o governador e critica fechamento de garimpo. “Senhor governador, aqui está a torre que nós prometemos ao senhor que iríamos derrubar. Os pés dela estão cortados, está vendo? Essa torre é a torre principal do linhão que leva energia para o Brasil inteiro. O culpado disso aqui é o senhor, porque está pegando e entregando a riqueza do nosso estado nas mãos de corruptos para obter vantagem”, declara.

Texto: G1-MT