Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Governador anuncia a troca do comandante-geral da PM
O governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, anunciaram nesta sexta-feira (23) a substituição do comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso.
O coronel Marcos Vieira da Cunha vai assumir o Comando Geral da PM no lugar do coronel Jorge Luiz de Magalhães. A troca será oficializada na segunda-feira (26.), em solenidade no Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá.
Segundo apurou a reportagem, a troca foi motivada pelo vazamento de informações que dão conta sobre supostas ordens de prisão que teriam sido decretadas contra os secretários de Estado Evandro Lesco e Airton Siqueira Júnior, que respondem pela Casa Civil e pela pasta de Justiça e Direitos Humanos, respectivamente.
No caso, houve violação de sigilo judicial, que é considerado crime, o que motivou a troca de comando.
As prisões, de acordo com as informações vazadas, teriam sido decretadas pelo desembargador Orlando Perri e seriam relacionadas ao suposto esquema de interceptações telefônicas ilegais operado por um grupo da PM. O Tribunal de Justiça não confirmou a informação sobre as prisões.
Coronel Cunha tem 44 anos, dos quais 25 foram dedicados à Polícia Militar. Ele ingressou na instituição como soldado e fez carreira até chegar ao posto de coronel, em setembro de 2016. Durante 19 anos, coronel Marcos Vieira da Cunha atuou no interior do Estado.
Em nota oficial, Taques e Jarbas agradeceram o trabalho desenvolvido pelo coronel Jorge Magalhães, que já foi comunicado pessoalmente da mudança, no período em que atuou à frente da instituição no Estado.
Texto: MidiaNews