Governo suspende empréstimos a servidores até outubro de 2016

O governo de Mato Grosso suspendeu novos empréstimos consignados – descontados mensalmente da folha de pagamento – a servidores públicos até o dia 16 de outubro de 2016. A medida começou a valer na segunda-feira (8), data em que foi publicada no Diário Oficial do Estado uma portaria da Secretaria de Gestão estabelecendo a nova regra.

Os efeitos da portaria, entretanto, deverão afetar os servidores a partir da folha salarial de setembro, já que os descontos referentes a agosto não serão alterados.

A medida foi tomada porque o estado encerrou o contrato com a empresa Consignum, cujo dono, o empresário Willian Paulo Mischur, foi alvo em março deste ano da segunda fase da operação Sodoma, do Gaeco, que investigou um esquema de lavagem de dinheiro.

Conforme a portaria, os descontos de operações com cartão de crédito, co-participação de planos de saúde, odontológico e despesas hospitalares, convênios disponibilizados por meio de sindicatos e associações, refinanciamentos, portabilidades e outras consignações com valores variáveis não serão descontados diretamente em folha até o dia 16 de outubro de 2016.

Conforme o governo, a suspensão até outubro deverá ocorrer para que o estado possa implantar novo sistema de controle de empréstimo. Durante a suspensão, os descontos em folha de pagamento serão processados pela Seges (Secretaria de Gestão).

Os descontos, segundo a Seges, serão repassados às consignatárias no 20º dia depois do término do pagamento da respectiva folha.

Texto: G1-MT