Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Hospital Regional de Sorriso passa a realizar neurocirurgia neonatal
Desde a última segunda-feira, dia 18 de junho, o Hospital Regional de Sorriso passou a realizar o serviço de neurocirurgia neonatal para o Estado todo. A informação foi dada pela diretora da unidade hospitalar, Luciele Fernanda Benin.
“Assim como os demais serviços ofertados, o novo serviço passa a ser disponibilizado para toda a população do Estado, por meio da Central de Regulação Estadual do SUS, passando a ser uma referência estadual”, destacou a diretora.
O novo serviço foi criado por decisão técnica da SES/MT juntamente com a direção do Hospital Regional e com o corpo clínico neurocirúrgico que constatou a necessidade e a dificuldade de acesso a essa especialidade médica na região norte de Mato Grosso.
Essa constatação ocorreu justamente quando a direção do Hospital Regional de Sorriso soube do caso da bebê Maria Helena Rodrigues Coutinho, nascida em Juína com malformação congênita denominada Espinha Bífida.
A história da bebê sensibilizou a direção do Hospital Regional de Sorriso e a equipe médica. A pequena Maria Helena passa bem e o quadro evoluiu para uma boa recuperação, informou a direção.
Acesso ao serviço
O acesso ao novo serviço de saúde pública será realizado por meio da Central Estadual de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde) com controle via SISREG (Sistema Nacional de Regulação) implantado no Estado com o apoio do Ministério da Saúde.
A unidade hospitalar atende a urgência e emergência, internações e ambulatórios das diversas especialidades, UTI adulta e neonatal e SADT (Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico). Os serviços são referência para a microrregião do Teles Pires, a qual abrange 15 municípios, com mais de 300 mil habitantes.
Segundo a direção do Hospital Regional, que possui dez leitos de UTI neonatal (e mais 10 UTI adulta), a nova equipe técnica é composta por quatro (4) neurocirurgiões. “Este serviço não vai gerar novo custo financeiro para o governo do Estado”, afirmou a diretora, Luciele Benin.
Atualmente, o hospital possui 138 leitos cadastrados no Ministério da Saúde, todos disponibilizados exclusivamente ao atendimento pelo SUS.
Confira AQUI a reportagem exibida no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).
Texto: Redação Portal Sorriso com informações da SES/MT