Instituto alerta sobre perigo de temporais em 26 cidades de MT

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial por conta de temporais que podem acontecer em 26 cidades de Mato Grosso nesta quarta-feira (15). 

O aviso prevê chuva de 20 mm e 30 mm por hora ou de 50 mm no dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. 

De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

As cidades com avisos de temporal são: Araputanga, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo dos Parecis, Campos de Júlio, Castanheira, Comodoro, Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Juara, Juína, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondolândia, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Tangará da Serra, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade. 

Apesar do alerta de chuva para Sapezal, a cidade já está no terceiro dia consecutivo de recorde de calor. De acordo com medição do Inmet, os termômetros marcaram 42.4ºC. Na segunda-fera (13), o município chegou a 44.8ºC, enquanto na terça (14), os moradores sofreram com calor de 44.7ºC. 

O Inmet recomenda, em caso de rajadas de vento, não procurar abrigo sob árvores, pois há risco de queda, além de descargas elétricas. Por isso, também não é bom estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também é desaconselhado.  

Estragos causados pelo temporal 

Apesar de não estar entre as cidades com alerta de temporal, Cuiabá teve estragos com a rápida chuva de terça. A vacinação nos polos do Sesi Papa, da Assembleia Legislativa e da UFMT precisou ser interrompida por conta da chuva que veio acompanhada de ventania.

Parte da estrutura dos locais foi destruída pelo vento. As tendas usadas pela população para aguardar a aplicação foi arratadas pela ventania. 

Na Assembleia Legislativa, a forte chuva estourou um transformador, situação que impediu a continuidade da imunização no local.

Devido ao transtorno, a orientação é que as pessoas que estavam agendadas para receber a primeira dose da vacina procurem o polo UFMT, que funciona no sistema de drive-thru, nesta quarta.