Lotação em UTI impede que idosa, que já está com as costas feridas, faça cirurgia no Hospital Regional
Lurdes Miranda Cerpa, 72 anos, está internada no Hospital Regional de Sorriso (HRS) desde o dia 1° desde mês após sofrer uma fratura no fêmur. Ela precisa de uma cirurgia para implantação de uma prótese, mas o caso dela ainda depende de vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo a diretoria da unidade médica.
Neste sábado, o filho da aposentada, Adílio Francisco Cerpa, enviou uma foto à equipe de jornalismo do Balanço Geral para mostrar a situação das costas da mãe dele. “Ela está com muitas feridas nas costas por ficar tanto tempo deitada numa cama à espera da cirurgia”, lamentou.
Procurada pelo Portal Sorriso, a diretoria do Hospital Regional informou que a paciente deu entrada no hospital dia 01/04, com fratura de fêmur. Foi detectada a necessidade de intervenção cirúrgica e no dia 4 deste mês o médico que a atendeu solicitou aquisição do material necessário para a cirurgia, porém nenhum fornecedor fez a cotação.
“Então, o médico pediu à regulação da paciente para ela ser transferida para um hospital de Cuiabá, que tivesse o referido material, porém a vaga não conseguida. Posterior a negativa de transferência, novamente o médico reiterou o pedido de aquisição do material. Em nenhum momento o Hospital Regional de Sorriso deixou de tentar adquirir essa prótese. Porém, nenhum fornecedor estava tendo. Conseguimos que viesse de São Paulo a caixa de instrumental com a prótese, que veio ontem pela manhã”, informou a diretoria.
Porém, apesar de a prótese ter chegado ontem ao HRS, a diretoria informa que a cirurgia da idosa depende de vaga em UTI para a recuperação e pós-operatório. “Essa vaga precisa ser reservada. No entanto, estamos com quatro pacientes entubados no Pronto-Socorro aguardando vaga de UTI. Portanto, a UTI já está com sua capacidade lotada e há mais quatro pacientes aguardando vaga. Isso tudo já foi explicado para o filho e a nora de dona Lurdes. O HRS nunca fez pouco caso da paciente”, enfatizou a diretoria.
Por enquanto, devido a superlotação na UTI do Hospital Regional de Sorriso, a idosa seguirá internada até que a vaga seja reservada e ela submetida à cirurgia.
Leia também:
Médica da UPA que não detectou que jovem teve pulmão perfurado por facada é demitida
Mais imagens
Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso