Milton Nascimento canta clássicos e emociona público de festival

Atrações gratuitas que vão do rock, pop e música popular brasileira com, é claro, Milton Nascimento, animaram e emocionaram quem resolveu subir a serra e participar do segundo dia do 32º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, neste sábado (29).

Promovido pelo Grupo Gazeta de Comunicação e pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães, a festa começou por volta das 20h30 e não deixou ninguém parado quando o ícone da MPB, Milton Nascimento, subiu ao palco.

Logo no início, para aquecer o público que ainda se reunia, a Banda Alzheimer deu show com muito rock em frente ao Pomodori, no centro da cidade. Clássicos e sucessos da banda internacional Pink Floyd como “Hey You”, “Time” e “Is There Anybody Out There?” foram algumas das músicas tocadas.

Também fizeram parte do repertório músicas que marcaram época das bandas Pearl Jam, The Cranberries, Alanis Morrisete e U2. Já no palco da Praça de Eventos, artistas mato-grossenses como Cris Chaves e Ana Rafaela, acompanhada do musico João Reis, também deram um show à parte.

Mas, claro, o destaque da noite foi para o célebre Milton Nascimento e seu repertório recheado de notáveis canções lançadas ao longo de 50 anos de carreira. Com sua voz inconfundível e musicalidade única, ele subiu ao palco principal por voltas das 23h aclamado pelas milhares de pessoas presentes.

Muitos aplausos, elogios e gritos dos fãs deram o tom da primeira música cantada por Milton: “Travessia”, que fez parte do seu primeiro álbum de mesmo nome, lançado ainda em LP em 1967.

No embalo da animação do público, Milton cantou “Caçador de mim”, um dos seus maiores clássicos lançado em 1981 e que faz parte do álbum de mesmo nome. Ainda deste álbum, ele cantou “Nos bailes da vida”, que originalmente conta com a participação da banda Roupa Nova.

A música “Maria Maria” também não poderia faltar. Com uma letra forte e que fala sobre a mulher de um jeito simples, direto e verdadeiro, a música foi muito ovacionada pelo público, em especial a ala feminina.

Considerado por muitos fãs um show marcante e intenso, a apresentação teve seu encerramento com a participação especial do Instituto Flauta Mágica, convidado pelo próprio cantor. O grupo dividiu o palco com Milton na música “Canção da América” que emocionou até quem, por algum descuido do destino, não conhecia a música considerada um hino à amizade.

No total, foi 1h30 de muita emoção, sensibilidade e reflexão neste show que reuniu milhares de pessoas de todas as idades, classes e credos. Após o show de Milton Nascimento, a plateia pode conferir ainda o apresentação do cantor Roge Além, ativista da música autoral em Mato Grosso.

Conforme a organização, o segundo dia do Festival de Inverno foi avaliado como positivo, sem registro de incidentes. A expectativa é de que os próximos shows mantenham o clima familiar e de amizade deste 32º festival, que segue até o dia 6 de agosto com shows regionais e nacionais e uma extensa programação cultural e esportiva.

Texto: GD