Nascimento de ovelhas quadrigêmeas em Nova Ubiratã chama a atenção de pesquisadores

Um caso incomum do nascimento de ovelhas quadrigêmeas, registrado no Sítio Yamili, no Assentamento Cedro Rosa, situado a cerca de 15 km de Nova Ubiratã, tem chamado a atenção de pesquisadores.
 
O sítio, que pertence ao servidor público Wolmir Roman Ros tem pouco mais de 30 hectares destinados a cria, recria e engorda de mais de 300 ovelhas das raças Santa Inês e Dorper, originárias do nordeste brasileiro e da África, respectivamente.

Mesmo com tantos nascimentos essa é a primeira vez que há um com quadrigêmeos. “Eu sinceramente nunca tinha visto tantos filhotes em uma única ovelha, já tivemos casos de trigêmeos agora quadrigêmeos eu nuca tinha visto”, afirmou o sitiante que desde 2004 se dedica à ovinocultura.
 
Para lidar diariamente com os animais, Wolmir conta com ajuda extra dos dois filhos, da esposa e do caseiro da propriedade, Milton Pain.
 
De acordo com o médico veterinário André Bratz, responsável pela assistência da propriedade,  o nascimento é considerado incomum e a probabilidade disso acontecer é de uma a cada 2 mil partos.
 
“É um caso raro e pode estar ligado diretamente ao tratamento dos animais, como alimentação balanceada, o clima favorável, as ótimas condições do local e até mesmo ao carinho oferecido pela família aos animais, já que as ovelhas são extremamente dóceis e gostam desse contato direto”, explicou.
 
Ainda de acordo com o especialista, os filhotes só permanecem vivos graças a intervenção da família. “A ovelha só possui duas tetas, portanto seria impossível amamentar os quadrigêmeos. Eles só estão vivos graças o esforço da família do Wolmir que tem amamentado os filhotes com mamadeiras”, complementou Bratz.

Confira a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record), aqui.

Mais imagens

 

Texto: Ubiratã 24 Horas