Nova Brasilândia decreta emergência por causa de chuvas

O município de Nova Brasilândia decretou estado de emergência por causa das fortes chuvas na região que danificaram pontes e deixaram comunidades ilhadas.

Segundo o decreto 17/2020, a grande quantidade de chuva aumentou o nível dos rios e várias pontes “acabaram sendo destruídas e danificadas, tornando precária e interrompida a trafegabilidade nas estradas que cortam o município”.

A situação é mais crítica na zona rural, especialmente nos acessos às comunidades Santa Rosa, Santa Amélia e Fica Faca e nas regiões da Biboca e Córrego Grande.

O decreto também autoriza a Prefeitura a convocar voluntários para atuar nas áreas de desastres e na arrecadação de recursos junto à sociedade para minimizar os danos causados pela força da água.

Em uma situação de emergência, os agentes da Defesa Civil ficam autorizados a entrar em propriedades particulares, mesmo sem autorização do dono, em caso de risco iminente. O Executivo municipal também poderá contratar serviços e comprar materiais sem licitação por causa da urgência no município.

O decreto tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Texto: Thalyta Amaral/Gazeta Digital (GD)