Operação apreende drogas, armas e 106 celulares em Mato Grosso

A Operação Xômano, realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), apreendeu 106 aparelhos de telefonia celular na Penitenciária Central do estado (PCE), maior unidade penal de Mato Grosso.

A direção da unidade informa que a ação foi executada pelo Plantão Alfa nos Raios 03 e 04 da PCE. Bebidas artesanais e ‘xuxos’, armas artesanais feitas com barras de ferro, também foram retiradas das celas revistadas.

Foi efetuada ainda a apreensão de uma quantidade considerável de entorpecentes. A ação promovida pela direção da unidade em parceria com diversos setores da Superintendência de Gestão de Penitenciárias visa dar mais segurança a sociedade.

 

POP
O trabalho de revistas nas 57 unidades que compõe o Sistema Penitenciário (Sispen) é realizado regularmente e segue as normas que constam do Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

O manual padroniza os procedimentos operacionais das unidades penitenciárias de Mato Grosso, contribuindo para o Plano de Modernização do Sistema Penitenciário.

A Sejudh destaca benefícios do manual para os procedimentos empregados no desenvolvimento de diversas atividades, como a adequação da utilização de recursos, uniformização de padrões, com vistas a facilitação do treinamento da mão de obra, além da melhora do nível técnico dos servidores. “A utilização do POP possibilita o registro do conhecimento tecnológico e os avanços alcançados com esta nova postura”, pondera Dorilêo.

O manual é essencial para fortalecer a segurança dos servidores e também dos recuperandos. “Ele padroniza como o servidor deve agir desde a revista na entrada e inclusão do recuperando até a revista em autoridades em visita a recuperandos”, conclui o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Luiz Fabrício Vieira Neto.

 

Texto: Redação Portal Sorriso MT com assessoria