Decriminalización de las drogas en Portugal: 20 años después
Operação Integrada Lei Seca contabiliza 207 prisões por embriaguez
Iniciada em fevereiro deste ano, a operação Lei Seca completou dez meses com a prisão de 207 motoristas sob efeito de álcool. A última edição de 2014, foi realizada neste domingo (30.01), na MT 040, e Rodovia do Imigrantes, próximo ao trevo de acesso ao município de Santo Antônio do Leverger, em Cuiabá.
O coronel Átila Wanderley da Silva, secretário executivo do GGI, disse que a operação integrada das forças policiais estadual, federal e órgãos de trânsito deve retornar os trabalhos o começo de 2015, mas as fiscalizações não deixarão de ocorrer, principalmente nesse período de festas de fim de ano. “A operação Lei Seca é ininterrupta. Nesse período os órgãos continuaram atuando de forma enérgica”, disse.
Ao longo do período da Lei Seca foram lavrados 1.246 autos de infração, relativos ao consumo de álcool dentro do Código de Trânsito Brasileiro – qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o condutor às penalidades previstas no art. 165 – e medidas administrativas como recolhimento de 420 carteiras de habilitação e o recolhimento de 204 veículos.
O delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito, Christian Alexandro Cabral, explicou que nas abordagens com resultado positivo, o motorista é encaminhado à Delegacia Móvel, um ônibus da Polícia Civil, adquirido para a Copa do Mundo, por meio de convênio federal, que agora passou a ser empregado na operação, para dar maior agilidade aos trabalhos de polícia judiciária.
“Se condutor tiver até 0,33mg/l de álcool expelidos pelos pulmões ele será autuado administrativamente e vai pagar multa de R$ 1.915,00; terá sua CNH recolhida e o veículo retido até a apresentação de um condutor habilitado”, explicou. “No caso do índice ultrapassar 0,33 mg/l será flagranteado, interrogado e encaminhado a unidade de policial, onde ficará encarcerado até o pagamento da fiança, que lhe permitira responder em liberdade pelo crime cometido”, completou.
Texto: Redação Portal com Assessoria