Sala especial para ouvir crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual chega a Sorriso

Crianças e adolescentes explorados sexualmente poderão prestar depoimento em uma sala especial que foi criada no Fórum de Sorriso. O espaço conta com brinquedos, jogos e com um sistema de transmissão ao vivo com som e imagem.

O objetivo é minimizar o trauma da criança ou adolescente e propiciar veracidade no depoimento. “Essa modalidade especial,que antigamente era chamada depoimento sem dano, surgiu no Rio Grande do Sul já em 2001 e de lá para cá isso virou uma prática a ser realizada em outros fóruns do Brasil. Até que nós tivemos, em 2017, uma lei federal que regulamentou como o meio legal e próprio de se colher o depoimento de vítimas de abusos sexuais”, explicou o juiz Anderson Candiotto.

O magistrado ressaltou que a sala é um espaço lúdico e infantilizado, onde a criança não se sente coagida mesmo por estar no Poder Judiciário.

A sala de depoimento especial recebe crianças e adolescentes de até 12 anos de idade. A promotora Maysa Fidelis Pyramides disse que o resultado tem sido muito positivo.

Confira AQUI a reportagem exibida no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Texto: Redação Portal Sorriso com Cidade Alerta