“São 5 anos para recuperarmos os níveis de produção”, diz agricultor após incêndio que atingiu fazendas

Após o incêndio que atingiu a palhada de milho de três fazendas em Sorriso, nessa terça-feira, totalizando cerca de 300 hectares, os fazendeiros agora amargam o prejuízo para recuperar os níveis de produção de talhões.

O trabalho deverá perdurar cerca de 5 anos, segundo o produtor rural Eloi Bedin. Até lá se manterá o prejuízo no solo, já que a área produzirá menos e ainda há os gastos com correção das áreas.

Em entrevista à TV Sorriso, Bedin informou que além do registro de boletim de ocorrência, deverá ser feita uma perícia. Não se sabe se o incêndio – que começou às 10h30min de ontem – foi acidental ou criminoso.

“É uma rodovia e ali passa todo mudo. Se foi acidental ou proposital, eu não sei, mas o prejuízo está ali. Alguma coisinha, bem pouco, queimou um pouco de milho em pé. O prejuízo maior é sobre a palhada, que é construída ao longo dos anos, trabalho de 10 anos, que acaba com a fertilidade do solo um incêndio desse. São cerca de 5 anos para recuperar os níveis de produção nos talhões. É mais custo ainda para o bolso da gente”.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Sorriso, quando a equipe chegou no local já  existiam equipes com tratores fazendo aceiros e caminhões com água ajudando no combate do incêndio, os quais foram essenciais para extinção do incêndio. “Graças a Deus foi só dano material. Porque lidar com um fogo daquela proporção é complicado. Ninguém se intoxicou ou se machucou e, nessa horas, vizinhos e amigos são muito solícitos a nos ajudar a controlar o fogo”, disse Bedin.

Por outro lado, o produtor rural ainda teme ter que pagar multas. “Há casos de incêndio que eu ajudei a controlar, que é o meu padrinho, que ele está respondendo a multas. O cara teve todo um prejuízo. Não foi ele que provocou o incêndio, mas está se defendendo até hoje. Eu estou aqui para se munir de provas e provar que não foi a gente que fez aquilo, que lucro teríamos em fazer isso? É complicado”.

Saiba mais:

Sorriso: incêndio queima palhada de milho em três fazendas

Texto: Redação Portal Sorriso