Segunda safra de milho em Mato Grosso tem queda de 10%

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o resultado da segunda safra de milho em MT foi menor com relação à safra do ano passado.

Neste ano, a produção de milho chegou a 27 milhões de toneladas, sendo 3 milhões a menos que no ano passado.

Na fazenda do agricultor Cleyton Tessaro, em Sorriso, foram 50 dias de colheita. Durante o período, ele percebeu a redução no número de sacas por hectare, embora o plantio tenha sido realizado no período ideal com expectativa de boa produtividade

Porém, segundo ele, o preço pago no mercado pela saca de milho compensou. No caso do agricultor Laércio Lenz, diferente do que ocorreu em algumas fazendas, onde faltou água na fase final, na dele choveu muito no início do plantio.

Quanto aos preços de comercialização, de acordo com o Sindicato Rural de Sorriso, boa parte dos agricultores negociou antes a produção para aproveitar os bons preços. Porém, devido à alta do frete, ainda há muito milho estocado nos armazéns.

E há muito produtor pensando lá na frente, como é o caso de Laércio. Ele não negociou toda a safra e aguarda uma reação no preço do milho para que compense os custos pagos nos insumos do plantio de soja.

Confira AQUI a reportagem exibida no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Texto: Wésllen Tecchio/TV Sorriso/Record TV – com edição do Portal Sorriso