Servidores da Sema fazem paralisação por defasagem salarial até sexta

Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) fazem uma paralisação a partir desta segunda-feira (5) até sexta-feira (9) em Mato Grosso. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sintema-MT), o movimento cobra soluções na defasagem salarial e nos problemas estruturais das unidades onde os servidores atuam.

Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que todas as demandas referentes às questões salariais e melhorias nas condições de trabalho dos servidores estão andamento, conforme cronograma tratado com o sindicato.

A secretaria também afirmou que está em pauta na Secretaria de Estado de Gestão (Seges) o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e da proposta de equiparação salarial com outras categorias.

De acordo com o Sintema, atualmente, Mato Grosso tem aproximadamente 500 servidores na Sema, entre servidores comissionados e de carreira.

“O governo não consegue nos dar uma garantia de alinhamento salarial com outras categorias. Queremos valorizar a estrutura e o nosso salário, mas as condições para que se resolvam [os problemas] são mínimas. Queremos os benefícios e salários que outras carreiras semelhantes têm”, declarou o presidente do Sintema, Gilcélio Lima.

Conforme o presidente do sindicato, os trabalhos não devem ser totalmente paralisados. Casos considerados urgentes, como resgate de animais, serão mantidos. Porém, as áreas de fiscalização, monitoramento e licenciamento devem ser afetadas e suspensas ao longo desta semana.

Texto: G1-MT