Servidores são presos após fraudes em dados de sistema do Detran-MT

Três servidores do Departamento estadual de Trânsito (Detran-MT) foram presos nesta quinta-feira (7) por fraudes supostamente cometidas no município de Sapezal. De acordo com a Corregedoria Setorial do Detran, os suspeitos adulteravam os sistemas do órgão para favorecer processos em troca de dinheiro. Os homens, que tem 34, 32 e 27 anos, estão presos no Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra (CDP). 

As investigações tiveram início após a presidência do órgão tomar conhecimento da situação e informar a unidade de correição. Uma das fraudes cometidas pelos servidores envolvia a alteração de dados no Sistema Informatizado do Detran-MT (Detrannet).

A investigação apontou que eles se apropriavam indevidamente de logins e senhas de funcionários da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Sapezal e, com essas informações, adulteravam processos de vistoria, auditagem e transferência de veículos em um tempo menor do que o processo exige legalmente.

Além dos crimes de falsificação de documento público, os servidores devem responder pelos crimes de falsidade ideológica, associação criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa e posse ilegal de munições. Os funcionários ainda deverão passar por um processo administrativo disciplinar, o que pode resultar na demissão dos suspeitos.

As prisões são resultado de uma operação realizada em conjunto pela Corregedoria Setorial do Detran-MT (USC), Coordenadoria de Fiscalização (CFISC) e Polícia Civil.

Texto: R7