Silval vai à Justiça Federal para depor em ação da Ararath

Ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, chegou, nesta quinta-feira (30), à sede da Justiça Federal em Mato Grosso, onde será ouvido pelo juiz da 5ª Vara Criminal Jefferson Schneider.

Silval deve depor sobre fatos envolvendo a Operação Ararath, que tramita em sigilo. Em outubro último, a reportagem divulgou que o ex-governador pediu absolvição sumária, o que foi negado.

Também prestou depoimento na Justiça Federal, o empresário Gércio Marcelino Mendonça, conhecido como Júnior Mendonça. Ele esteve na condição de testemunha arrolada pelo Ministério Público Federal (MPF), pois firmou acordo de colaboração premiada.

“Vim prestar esclarecimento sobre o fato Silval Barbosa. Não sei o número da ação, mas é referente à Ararath. (…) Vim como testemunha do Ministério Público, pois estou na condição de colaborador”, disse.

Ainda segundo Júnior Mendonça, o advogado Kleber Tocantins também iria prestar depoimento. “Não tem nada a ver com vaga do TCE. (Está lá) o Silval e, se não me engano, o Kleber Tocantis também está lá”, disse pouco antes de deixar a Justiça Federal.

Conforme investigações, Júnior Mendonça fez parte do esquema junto com o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes. Eles atuaram como instituição financeira sem autorização do Banco Central por meio da Globo Fomento.

A empresa recebeu uma transferência de R$ 5,2 milhões de Kleber Tocantins e seu irmão para manter ativo o esquema financeiro clandestino.

Texto: Gazeta Digital