Sorriso: adolescente é apreendida e jovem é preso pela PM após confusão na UPA

Um vídeo que começou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira mostra uma adolescente supostamente grávida de 3 meses sendo algemada no chão por policiais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sorriso. Conforme consta no boletim de ocorrência, além dela, um rapaz, de 27 anos, foi preso, sendo ambos suspeitos de lesão corporal, desacato, resistência e ameaça. Um policial militar informou que foi mordido no braço pela menor. 

De acordo com o boletim registrado pela PM, a guarnição foi acionada após um casal ameaçar e tentar agredir funcionários da UPA. Ambos foram levados pelos bombeiros à unidade médica, segundo a polícia, por volta das 2h30min de hoje após a adolescente desferir um golpe de arma branca contra o jovem de 27 anos que foi atingido na nuca. 

Segundo um segurança, a menor estava bastante transtornada na unidade médica, onde se debatia no local. A PM disse que ao chegar no local encontrou os suspeitos ameaçando os funcionários de saúde e seguranças. 

Tanto a menor quanto o rapaz esfaqueado foram atendidos e liberados, mas, segundo a polícia, se recusaram a sair da UPA e começaram a proferir palavras de baixo calão contra a guarnição. 

Segundo a PM, a adolescente tentou agredir o segurança e ao resistir à prisão  mordeu o braço direito de um sargento e causou-lhe um corte na mão esquerda. 

Os dois foram levados à delegacia para as providências cabíveis.

O vídeo que circula nas redes sociais não foi divulgado no Portal Sorriso por mostrar a imagem de uma menor, o que é proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A assessoria da Secretaria de Saúde de Sorriso encaminhou uma nota de esclarecimento sobre o caso. Veja, abaixo, na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento vem através desta esclarecer a respeito de um vídeo que está circulando nas redes sociais, gravado por terceiros dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

A menor juntamente com o seu companheiro que apresentava sinais de ferimento por objeto perfuro cortante, foram levados até UPA, pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, às 3h40 da madrugada, entrando pela emergência e atendidos imediatamente.

Logo após a alta a paciente solicitava “carona” de uma ambulância para que a levasse para casa, o que não é permitido, pois o uso das Ambulâncias de Plantão é para situações graves e de emergência. Com isso a mesma começou a tumultuar, desacatar os servidores e agredir fisicamente o vigilante. Devido a isso foi solicitado a presença da Polícia Militar a fim de zelar pela integridade física dos servidores e usuários e reestabelecer a ordem na unidade.

A secretaria reforça ainda que os procedimentos de condução e transporte de pacientes seguem os protocolos do Ministério da Saúde.  Vale lembra que os trabalhos são desenvolvidos prezando pela qualidade dos serviços aos cidadãos.

Confira AQUI a reportagem completa no Balanço Geral, programa da TV Sorriso.

Texto: Redação Portal Sorriso