Sorriso: Corregedoria da Polícia Civil pede afastamento de dois servidores da delegacia

Dois servidores que trabalham na Delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC) de Sorriso foram afastados dos cargos ontem (5). Ambos são investigados pela Corregedoria interna por supostas práticas delituosas.

De acordo com uma fonte do Portal Sorriso MT, o mandado de afastamento foi cumprido após determinação da juíza Emanuelle Chiaradia Navarro, com o parecer favorável do Ministério Público.

As investigações estão sendo feitas sob sigilo e os nomes dos servidores não foram divulgados, bem como os detalhes da operação.

Conforme as informações preliminares apuradas, um dos servidores estaria atuando ilegalmente na PJC, apesar de não ser servidor de carreira.

Ainda de acordo com o que foi apurado, um dos servidores é acusado de usurpação da função pública enquanto o outro servidor, que atuava como escrivão, é suspeito de repassar informações privilegiadas para advogados do município.

Além do afastamento dos funcionários, foram feitas buscas domiciliares na casa dos suspeitos alvos da investigação.

Conforme a Corregedoria Interna da Polícia, para preservar a instituição, é mantida a diretriz de não divulgar os detalhes das operações.

Mas, de acordo com o que foi apurado, as investigações vêm sendo realizadas há um ano. Ambos servidores afastados respondem aos inquéritos em liberdade.

Servidor pediu exoneração

Conforme o Portal Sorriso MT apurou, um dos servidores afastado era contratado pela Prefeitura de Nova Ubiratã.

Na manhã de hoje (6), este mesmo funcionário pediu exoneração, segundo a assessoria da Poder Executivo.

Apesar de o servidor ter sido contratado na cidade vizinha e ter atuado em Sorriso, a Prefeitura de Nova Ubiratã rechaça a possibilidade de uma eventual improbidade administrativa.

O Executivo afirma que foi criada uma Lei, aprovada pela Câmara, que autorizou um termo de cooperação para atender ao pedido feito pela Delegacia de Polícia Civil de Sorriso para que o servidor fosse cedido “de empréstimo” à Secretaria de Segurança Pública.

O servidor contratado pela prefeitura de Nova Ubiratã foi nomeado em fevereiro de 2015 e exonerado em outubro. Ele voltou a ser nomeado no último dia 10 de junho e foi exonerado hoje pela manhã a pedido do próprio servidor.

Nesta manhã (6), a equipe da Corregedoria da Polícia Civil se dirigiu a Nova Ubiratã, onde algumas pessoas estão sendo ouvidas.

Texto: Redação Portal Sorriso MT