Sorriso: entrega de remédios em casa será feita em até 20 dias

O programa “Remédio em Casa” já está em fase de criação e aquisição de materiais necessários em Sorriso para operação como moto, técnico, aplicativo móvel, sacolinhas e kits.

A Prefeitura oferecerá, em até 20 dias, o serviço de entrega de remédio a domicílio para facilitar o acesso da população acima de 65 anos, e em poucos meses para pessoas acima de 60 anos, às farmácias públicas do município.

Para atualização de dados, a Secretaria de Saúde está preparando o local que erá anunciado na próxima segunda-feira.

Em entrevista ao Portal Sorriso MT, nesta manhã, o gestor da empresa TWI Consultoria e Tecnologia –  que executa o serviço no município por meio de contrato com o Executivo Municipal -, Mário Freitas Correa, informou que a partir da próxima semana os pacientes podem atualizar seus cadastros para terem direito ao atendimento mesmo que sua unidade de origem ainda não tenha sido contemplada pela informatização.

Para dar adeus às filas ao receber os medicamentos em casa sem nenhum custo, é necessário que o paciente esteja dentro dos pré-requisitos para participação no Programa.

Uma vez identificado, o munícipe é inserido pelo médico ou farmacêutico e recebe a medicação. Pessoas acamadas, deficientes físicos e pacientes com 65 anos ou mais que integram o programa do Ministério de Saúde (diabéticos, hipertensos e demais doentes crônicos) serão contemplados com o programa.

Muitos já foram cadastrados, mas, segundo Márcio Correa, o município ainda segue em coleta de dados, nas 20 unidades de saúde, para inserir todo o público-alvo no programa.

Os pacientes ainda não cadastrados irão receber o local correto para atualização “Há todo um processo para que o medicamento chegue à casa do paciente. O programa teve início hoje, mas segue em andamento para que ele chegue até o paciente final”, explicou.

Os integrantes da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) recebem, a partir de hoje, um novo treinamento, assim como os demais profissionais envolvidos no programa, como farmacêuticos e técnicos em enfermagem especializados.

Após o vencimento da receita, os pacientes receberão um SMS (mensagem pelo celular) com a data e o horário que devem irem à unidade de saúde para receberem atendimento e uma nova receita.

O secretário de Saúde, Devanil Aparecido Barbosa, disse, ao PS, que uma comissão fará as análises de deferimentos de adesão para que o público-alvo seja 100% atendido.

“A população terá um acesso mais rápido ao medicamento porque todas as informações estão no sistema que será disponibilizado, sem a necessidade de se mobilizar e ficar buscando nas unidades”.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, ressaltou que ações simples podem minimizar os problemas dos sorrisenses, especialmente quando o assunto é saúde.

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT