Sorriso: inscrições para Bombeiros do Futuro começam na quarta-feira

Foi oficialmente lançado nesta manhã (20), o projeto Bombeiros do Futuro, edição 2017. Estão disponíveis 70 vagas para crianças de 8 a 12 anos. As inscrições estarão abertas entre os dias 22 a 24 de fevereiro, das 13h às 19h e devem ser feitas na sede da 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso. Podem se inscrever alunos da rede pública que integram o programa Cadastro Único.

A lista com o nome dos selecionados será divulgada no dia 1º de março e a aula inaugural está agendada para o dia 07 de março. E a partir do dia 11 de março as crianças selecionadas passarão a dedicar a manhã do sábado para aulas de cidadania e formação social. O desenvolvimento do projeto será no CRAS São Domingos por um período de três meses, com previsão de conclusão em julho.

O comandante da 10ª CIBM, Capitão Weber Dionísio Batista Júnior, pontuou que o programa é uma forma de a sociedade conhecer o funcionamento da unidade. “As crianças têm a oportunidade de conhecer o Corpo de Bombeiros. E ao repassar o conteúdo temos uma oportunidade de manter essas crianças no bom caminho”, salientou.

O projeto tem como objetivo proporcionar as crianças e adolescentes ações de prevenção, visando o desenvolvimento físico, organização psicossocial e potencialidades humanas.

Os Bombeiros visam orientar as crianças e adolescentes nos serviços de prevenção, extinção de incêndios, controle de pânico, busca e salvamento, além da proteção do meio ambiente e socorros de urgência.

O Bombeiros do Futuro tem ainda a finalidade de promover atividades cívicas para o exercício da ordem e civilidade; motivar a criança e o adolescente a freqüentar a sala de aula e potencializar o senso de responsabilidade para com a família, escola e comunidade.

CONHEÇA

O Projeto social Bombeiros do Futuro foi criado em 2006, em Sorriso, pelo então Capitão BM Dércio Santos da Silva e desde sua criação 1.088 crianças e adolescentes passaram pela formação no município.

Noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, nós e amarrações, sexualidade, consumo racional de energia elétrica, educação ambiental, hinos e canções, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, estão entre os temas trabalhados na formação.

O jovem Roni Ferreira Santos participou da 1ª edição do projeto, realizada em 2006. Segundo ele, as noções aprendidas há mais de dez anos foram fundamentais na sua formação. “Foi uma experiência incrível, que você leva para toda vida, como noções de primeiros socorros, combate a incêndios, respeito ao outro e ao patrimônio público”, listou.

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria