Sorriso: lixo em vala de escoamento às margens da BR-163 impede drenagem das águas

Uma vala para escoamento, situada às margens da BR-163, no perímetro de Sorriso (na avenida Idemar Riedi), vem preocupando devido ao acúmulo de lixo – garrafas de refrigerante, sacos plásticos, dentre outros. Evitar jogar lixo na rodovia e vias marginais não tem sido uma prática comum adotada como forma de auxiliar na manutenção e permanência da limpeza.

O problema tem provocado mau cheiro e o entulho está obstruindo a drenagem da água das chuvas (previstas para os próximos dias). Além disso, pode contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em entrevista ao Cidade Alerta, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Pedrinho Gilmar Silva, disse que o Poder Executivo já notificou a responsável pelo serviço, a concessionária Rota do Oeste, e ressaltou a importância de a população fazer a sua parte e não jogar o lixo na rua.

“Temos um espaço lateral que é responsabilidade do município. O restante é da Rota do Oeste. Já notificamos a concessionária para ser feita a limpeza, inclusive na lateral dos canteiros. E eles já estão fazendo, e iniciaram um trabalho na parte da Cargill até o final, perto do aeroporto. Eles devem ter feito uma média de 70% do serviço, faltando o centro, que é a parte principal onde tem as valas”.

Conforme o chefe da pasta, a Prefeitura continuará cobrando a Concessionária para que o serviço de limpeza seja concluído antes do período regular de chuvas.

“Vamos continuar cobrando para que o trabalho seja finalizado no perímetro urbano. Além disso, as pessoas precisam avaliar com o que acontece com o lixo. Nós temos um calendário que funciona perfeitamente e é só colocar o lixo nos locais de recolhimento. A população precisa se conscientizar para que o lixo fique no local certo”.

Recolhimento de 2 toneladas por dia

Procurada, a Rota do Oeste informou que mantém uma equipe permanente no segmento de Sorriso para realizar a limpeza da faixa de domínio, meio-fio, galeria de escoamento de águas pluviais e bueiros. Por dia, ela disse recolher cerca de 2 toneladas de lixo em todo o trecho sob concessão.

“Esta semana, a equipe de Sorriso trabalha do km 747 ao km 752 da BR-163, sentido sul. E do km 749 ao km 752, sentido norte. A periodicidade sempre pode ser consultada em curto prazo, se interessante”.

Confira  restante da nota enviada na íntegra:  

Em média, as equipes da Concessionária, que atuam na limpeza do trecho sob concessão, permanecem cerca de 15 dias em cada região. Porém, diante da demanda existente em Sorriso, o grupo de trabalho atua na travessia urbana há mais de 60 dias. Toda área de responsabilidade da Rota do Oeste é varrida e o lixo recolhido adequadamente dentro da necessidade determinada pelo contrato de concessão. 

Em todo o trecho sob concessão, a Rota do Oeste recolhe cerca de 2 toneladas de lixo por dia, sendo que as travessias urbanas são as áreas que mais concentram os resíduos descartáveis. Diante do fato, a Concessionária pede o apoio da população para que evite jogar lixo na rodovia e vias marginais, como forma de auxiliar na manutenção e permanência da limpeza.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Mais imagens

 

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso – com informações de Larissa Gribler