Sorriso: por atender mal, empresas deixam de lucrar

Quem nunca deixou de comprar em uma loja porque não recebeu o atendimento adequado? Encontrar um item que estava procurando ou receber um serviço que atenda diretamente uma necessidade encantam qualquer consumidor.

Para as empresas, o desafio é entender o que os clientes estão buscando e oferecer experiências personalizadas.

Quem não consegue, acaba perdendo a compra para o concorrente. E essa perda não é pequena. No ano passado, as empresas brasileiras perderam R$ 401 bilhões de reais com o mau atendimento, ou a falta de ofertas adequadas às necessidades dos consumidores, de acordo com uma pesquisa feita pela Accenture Strategy.

Conforme a pesquisa, 65% dos consumidores se dizem frustrados quando as empresas deixam de entregar experiências de compras relevantes e personalizadas.

Por isso, 47% dos clientes acaba optando por um concorrente. Além disso, 49% dariam grande valor a serviços que identificassem suas necessidades intuitivamente ao longo do tempo.

Pensando nisso, uma rede de lojas de móveis e eletrodomésticos de Sorriso investe em treinamentos para seus colaboradores. Toda terça-feira e quinta-feira os funcionários assistem a vídeo aulas sobre como atender o cliente.

Depois disso, é tomado nota para ver se eles absorveram a informação, segundo o gerente do estabelecimento, José Roberto Corsini. Segundo ele, o resultado é imediato: cliente feliz e satisfeito.

Confira a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Larissa Gribler/Portal Sorriso