Sorriso: produtividade da safra de milho deve ultrapassar 100 sacas por hectare

A área de milho plantada em Sorriso em 2017 foi de 400 mil hectares. A quantidade é maior do que nas safras anteriores, quando foram plantados 300 mil hectares.

O aumento se deve à confiança do produtor em fazer uma super safra. O produtor rural Tiago Stefanello conta que plantou em 2017 a mesma quantidade que em 2016, no total de 800 hectares. No ano passado, ele produziu pouco, assim como a maioria dos agricultores. Porém, acima da média de Sorriso, que foi de 85 sacas por hectare.

Já neste ano, a situação está bem diferente. “Estamos com a expectativa em torno 120 e 125 em média”, frisou Stefanello.

A colheita começou há poucos dias. Apenas 5% do milho plantado foram retirados das lavouras e alguns imprevistos já surgiram, como grãos avariados por conta do clima, um ano chuvoso, segundo avaliação do presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Gemi.

O agricultor Tiago Stefanello diz que a baixa qualidade dos grãos pode afetar no andamento da safra. “Isso afeta nos preços, que já estão achatados. O preço em Sorriso gira em torno de R$ 12,50 e R$ 13,00 a saca de milho, e isso para o produtor é inviável, mas os leilões do governo têm ajudado”.

Apesar dos problemas diagnosticados no início da colheita, a expectativa é que a produção da safra 2017 volte aos patamares de antigamente.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Portal Sorriso MT com Cidade Alerta (TV Sorriso)