Sorriso: Rally da Safra 2017 avalia lavouras de soja precoce

A Equipe 1 do Rally da Safra 2017, principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil, percorrerá a região Médio-Norte do Mato Grosso entre os dias 16 (segunda-feira) e 21 (sábado).

Nesta primeira fase da expedição, os técnicos iniciam a avaliação de lavouras de soja precoce em Sinop a partir de hoje (16) e permanecem em visitas às propriedades da região até o dia 21. Amanhã (17) será a vez de a equipe visitar as propriedades de Sorriso.

O Rally voltará ao MT com a Equipe 3 avaliando a soja precoce da região Sudeste e depois entre os dias 13 e 23 de fevereiro com as Equipes 4 e 5 para verificar as lavouras de ciclo médio e tardio.

Os técnicos do Rally vão a campo verificar o potencial produtivo das lavouras, participação de transgênicos, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo e pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados. Farão ainda entrevistas com produtores da região visitada. O Rally voltará ao MT entre os dias 13 e 23 de fevereiro com as equipes 4 e 5 para avaliar as lavouras de ciclo médio e tardio.

Segundo projeções pré-Rally da Agroconsult, organizadora do projeto, o maior estado produtor nacional de soja deverá colher uma safra de 30,2 milhões de toneladas, volume 13% maior se comparado com a safra passada. A área plantada deverá crescer 4%, chegando a 9,5 milhões de hectares.

No Brasil, a estimativa, a ser confirmada durante as visitas às lavouras, é de uma produção de 104,4 milhões de toneladas, volume 8,5% maior em relação à safra passada. A produtividade deve alcançar 51 sacas por hectare, o que significa um desempenho 5,9% maior sobre 2015/16. “Esperamos uma boa safra, principalmente no Mato Grosso, onde as condições climáticas estão melhores que no ano passado”, afirma André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra e diretor da Agroconsult, organizadora da expedição.

Assim como em anos anteriores, a influência do clima deve pautar o desenvolvimento das lavouras de soja no País.  De maneira geral, a expectativa é de uma safra melhor em relação à 2015/16. Até o momento, os produtores têm reportado clima favorável e com grande potencial de recuperação de produtividades.

Novidade

Nesta edição do Rally da Safra 2017, os técnicos ampliarão a permanência no campo, ficando de janeiro a agosto entre o trabalho de levantamento nas lavouras e 15 eventos regionais com produtores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Serão oito equipes em campo para avaliar amostras de soja e três para verificar o milho segunda safra, em um total aproximado de 85 mil quilômetros percorridos. Mais de 1.000 lavouras serão avaliadas em 12 estados brasileiros que correspondem por 95% da área de produção de soja e 85% da área de produção de milho safrinha.

A Equipe 2 inicia os trabalhos nas lavouras de soja em Maringá (PR), no dia 23. A Equipe 3 prosseguirá no Mato Grosso do Sul e Goiás a partir do dia 30 de janeiro. Os técnicos das Equipes 4 e 5 voltam ao MT entre os dias 13 e 23 de fevereiro, chegando então a MG. Já a 6 percorrerá as lavouras de MG, GO e BA. A Equipe 7 visitará áreas nos Estados do Sul entre os dias 13 e 19 de março e a Equipe 8, a região do MAPITOBA, entre 18 e 24 de março.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 08 e 26 de maio no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2017 chega à 14ª edição com patrocínio do Banco Santander, Bayer, Monsanto, Pirelli, VLI, Volkswagen, Yara e com apoio da Aprosoja MT, Agrosatélite, FIESP, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

Mais imagens

 

Owl Image

 

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria