Sorriso recebe lotes de vacinas contra meningite e gripe; confira os públicos-alvo

A Prefeitura de Sorriso recebeu o primeiro lote da vacina contra  meningite  ACWY. As doses, que serão aplicadas em crianças e adolescentes de 11 e 12 anos de idade, já estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), nos horários das 7h às 17h.

A vacina protege contra meningites e infecções generalizadas provocadas pela bactéria meningocócica dos tipos A, C, W e Y e deve ser dada como reforço. “Essa vacina é muito importante para prevenir infecções pela bactéria meningococo.  Antes, a vacina era oferecida apenas na rede particular, agora o Ministério da Saúde disponibilizou para rede pública”, pontuou Kátia Dal Pra, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Gripe

A Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso também recebeu mais um lote da vacina contra influenza, destinada ao público-alvo da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

As 2 mil doses são destinadas aos profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do Sistema Prisional, bem como para pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma entre outras), pessoas privadas de liberdade, caminhoneiros e indígenas.

Sorriso já contabiliza cerca de 7mil doses recebidas, Já foram imunizados 108,87 da meta dos idosos e 101,51 da meta dos trabalhadores de saúde, todos os agentes das forças de segurança e salvamento, bem como os funcionários do Sistema Prisional.

Se algum idoso ficou sem vacinar, ele deve ligar no 150 para agendar a vacinação. “Todas as unidades têm doses para o público alvo”, explicou o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro.

A previsão é que a terceira etapa seja iniciada a partir do dia 9 de maio, quando serão vacinados crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, professores, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes e puérperas.

Serviços públicos de saúde voltam ao funcionamento

Em Sorriso, os serviços de saúde da rede pública, como consultas, exames e atendimentos médicos nas Unidades de Saúde da Família (USF), voltaram à normalidade ontem (4).

Já a unidade do Benjamin Raiser está sendo demolida para construção do novo prédio. Por isso, a equipe passou a atender na unidade do bairro Bom Jesus;

A Unidade do Ana Neri passará por revitalização, e os usuários serão atendidos na USF Nova Aliança. Já a Unidade de Saúde do Bairro São Mateus continua como Centro de Referência de Sintomas Respiratórios. Os usuários devem ser referenciados para a USF – Nova Integração. Na região central a unidade de referência é a UPA-24h.

Segundo o secretário, o Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), e o Centro de Reabilitação Renascer, também voltam a funcionar. “Os médicos especialistas também voltam a atender, mas com muita cautela para não fazer aglomeração, afinal temos 29 especialista que atendem no AME. Já no Renascer, antes da pandemia estávamos com afila zerada, agora voltam os atendimentos conforme a triagem e prioridade médica.  Os exames de laboratório já estão liberados também”, frisou Marchioro.

O Centro de Apoio Psicossocial Nova Vida (CAPS) e o Integrar voltaram a funcionar, porém com atendimento contingenciado, sem os grupos.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom