Sorriso: suspensão de visitas a presos no CRS gera insatisfação de familiares

O Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS) suspendeu a visita aos presos das celas X1, X2 e X4 neste domingo (29). Familiares dos detentos foram ao local na expectativa de fazerem a visita, mas foram impedidos de encontrá-los por determinação da direção da unidade após um princípio de motim hoje.

Um comunicado, no qual especifica para quais as celas houve a suspensão das visitas, está exposto em frente ao CRS. O diretor da unidade, Enilson de Castro, informou que a visita aos detentos, que não lhes é de direito, mas uma regalia concedida pela unidade, foi cancelada devido aos atos reiterados indisciplinares dos detentos neste mês.

Neste domingo, um princípio de motim foi registrado, e, somente neste mês, houve duas tentativas de fuga. “Devido à falta disciplinar suspendemos a visita. Isso faz parte do protocolo”, explicou o diretor da unidade.

Familiares reclamam que não foram comunicados previamente e que muitos vieram de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sinop e outras localidades para visitar os presos neste domingo.

“Porém, foi liberada visita para a cela X3. Não houve suspensão para todos. Eles [reeducandos] estão pagando o que fizeram, e agora há essa humilhação. Eles alegam que acharam mais coisas”, disse uma mulher, que preferiu não se identificar.

O diretor do CRS frisou que é um direito das famílias se preocuparem, mas ressaltou que a visita foi cancelada até mesmo para controle da situação após o motim. “Todos podem ficar tranquilos, pois a situação foi regularizada. Todos os reeducandos foram à quadra de banho de sol para revista. Alguns foram retirados da unidade. Durante a revista, foram encontrados ventiladores danificados por eles mesmos e alguns ferros retirados desses aparelhos [que poderiam ser utilizados como arma]”.

Alguns familiares alegaram que há presos sem atendimento médico. Questionado, o diretor da unidade afirmou que todas as quartas-feiras, impreterivelmente pela manhã, há triagem para que não falte atendimento aos que precisam. No período da tarde, os que necessitam passam por consulta com o médico clínico geral. “Todos são atendidos conforme o protocolo de controle de atendimento”, garantiu Enilson.

Falta de disciplina

Neste mês, no dia 19, agentes prisionais do CRS frustraram um plano de motim dos detentos. Os servidores detectaram que a bigorna – uma porta grande que fecha a cela – havia sido serrada. Durante vistoria, armas artesanais foram apreendidas.

Na semana passada, no dia 23, os agentes penitenciários encontraram um buraco de 1,60 metros que serviria para os presos fazerem uma rota de fuga.

Hoje após o princípio de motim, foi acionado o grupo especializado de agentes penitenciários, o chamado GIR (Grupo de Intervenção Rápida) de Sinop para ajudar a controlar a situação. Cerca de 50 profissionais deram apoio, além de policiais militares e bombeiros de Sorriso.

Alguns presos, cuja quantidade não foi informada, foram transferidos para outras unidades prisionais. O CRS, que tem capacidade para 96 detentos, abriga 258 em 11 celas.

Saiba mais:

Agentes frustram plano de fuga no Centro de Ressocialização de Sorriso

Confira AQUI a reportagem exibida no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Mais imagens

 

Texto: Luana Rodrigues – com informações da equipe TV Sorriso